DARLINGS DA COLUNISTA MOSTRAM ERUDIÇÃO SOBRE O CINEMA ITALIANO – PARTE 2

Mobilizada pelo curso que a mestra figurinista Emilia Duncan dará na terça-feira a noite da semana que vem, no Copacabana Praia Hotel, dentro do projeto SIM, do Instituto Zuzu Angel, sobre a moda no cinema italiano (vide aqui), mergulhei esta semana em La dolce vita, O Leopardo, Rocco e seus irmãos, Milagre em Milão, Um cidadão acima de qualquer suspeita, O incrível exército de Brancaleone, Roma e outros filmes italianos que se tornaram épicos da minha e das nossas vidas. Daí que este blog tem conversado com os amigos a respeito…

Dando continuidade ao post anterior,  aí vão os depoimentos de mais alguns de meus darlings sobre seus filmes, diretores, atrizes e atores italianos prediletos…

Confiram!

Heckel Verri: “Um filme? Tem dois de que gosto muito. Um é Morte em Veneza, pelo figurino maravilhoso, contexto de glamour, realeza, o outro é O leopardo. Meu diretor preferido é Luchino Visconti. Atriz, Claudia Cardinale; ator, o Marcello, em A doce vida, que é uma história muito interessante”.

heckel

Bebel Niemeyer: “Tem um filme que eu amo, O leopardo, do Visconti. Eu fui à Sicília por causa do filme, que é lindo. Você viaja naquele filme, em toda aquela beleza, aquele requinte. Meu diretor preferido é o Visconti. Meu ator predileto é Marcello Mastroianni, e a atriz, Sophia Loren, até hoje linda, maravilhosa.

Fátima Tostes: “Cinema Paradiso, que filme lindo! Diretor? Giuseppe Tornatore. Meu ator preferido é Marcello Mastroianni e a atriz, Sophia Loren”.

James Castro Barbosa: “Meu diretor italiano preferido é o Visconti. Pelo belíssimo trabalho em Morte em Veneza. Um filme super interessante onde cada parágrafo pode ter várias leituras. Um filme fascinante, uma definição perfeita do que o belo é capaz de provocar. Certamente é um dos meus filmes preferidos. Em relação aos atores, não posso deixar de destacar Marcello Mastroianni e Sophia Loren. Dois monstros do cinema italiano”.

james

Napoleão Lacerda: “Um filme que me marcou foi E la nave va, de Fellini, por ser um achado incrível e por sua estética linda. Ator preferido é Marcello Mastroianni, pela emoção de sua interpretação, e a atriz é Sophia Loren, pela sua beleza”.

Terezinha Pittigliani: “Ator italiano, eu gosto muito do Marcello Mastroianni. De diretor, do Fellini. Gosto muito do filme A vida é bela, do Roberto Benigni, de sua grandiosidade transmitindo o lado positivo da vida ao filho. Atriz, gosto da Sophia Loren, que além de ser bonita é boa atriz”.

Henriqueta Hermanny – “Fui numa estreia de A doce vida, de Fellini, que foi um desses filmes que chocaram nossa juventude pudica. Eu era muito religiosa, de repente aparece um filme desses, achei o filme impactante do ponto de vista que trouxe de novidades nos comportamentos humanos para a época. Meu diretor preferido é o Franco Zeffirelli, é eterno. Ator, Marcello Mastroianni. Atriz, eu era apaixonada pela Gina Lollobrigida”.

Serviço: Informações sobre o curso em zuzuangel@zuzuangel.com.br ou com Marina em 21-2247-7277

henriquetaFotos: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *