Com quantas histórias se faz uma Canoas…

No meio da mata, barulhinho de água, ali, no Condomínio das Canoas, dentro da Mata Atlântica, Christiane Torloni tem seu doce lar, onde ontem recebeu para almoço. Pertinho, quase ao lado, repousa na sua eterna discrição a “Rainha Abelha” Maria Bethania, numa casa também cercada de árvores por todos os lados. Porém, não é de hoje que as Canoas atraem artistas com sensibilidade e fama…

Eram os anos 50. Lidia Mattos e Urbano Lóes formavam o casal top da TV brasileira. Tipo o que hoje são Angélica e Luciano Huck ou talvez muito mais. Lidia já tinha brilhado em programas de grande sucesso, como Teletestes Lutz Ferrando e Boliche Royal. Ela era o máximo! Depois, junto com o marido, passou a comandar, à tarde, o Rio 5 para às 5. Bem, eu devia ter uns 8 ou 9 anos, e meu pai havia comprado um apartamento nas Canoas (hoje Condomínio das Canoas) para a família passar os finais de semana…

Havia vários prédios, acho que de três ou quatro andares, rodeados por um terreno imenso, mata verdejante, árvores. Havia uma piscina de água corrente e havia um mini-golf, onde brincávamos de dar algumas tacadas. Mas o que havia de mais atraente para mim era a sede do clube, onde estavam a sala de jogos, o restaurante, o salão e onde eu podia ver de perto Lidia Mattos, o marido, Urbano, e a filharada, todos ruivos e sardentos…

Lidia era alegre, dava risadas, jogava carteado, e também desfrutava com a família, nos finais de semana, daquela natureza toda, uma floresta! E, naqueles anos, em que não existiam os túneis, num local considerado muito distante, praticamente fora da cidade…

Naqueles anos amenos, não se usava o termo “famosos”. Muito menos “celebridades”. Dizia-se “artistas”, muito mais honroso. E os artistas eram tratados com naturalidade. Sem essa fissura que a gente vê hoje. Daí que não havia fotógrafos, nem repórteres, e a família Lidia e Urbano não era importunada. Era mais uma família entre as outras que gostavam de natureza e desfrutavam daquela maravilha ao som dos passarinhos da Floresta da Tijuca

Algumas décadas se passaram e as Canoas continuam lá preservadas, na medida do possível, com seus pássaros, seus miquinhos passeando de árvore em árvores, seus açudes. E continuam sendo um paraíso onde os artistas podem se refugiar, sendo “artistas”, e não “famosos” ou “celebridades”. Como puderam ontem testemunhar os amigos de Christiane Torloni, convidados para o almoço de aniversário de seu pai, Geraldo Matheus, artista como ela, um homem de teatro…

Ao som de um piano maravilhoso, Matheus, com longos cabelos brancos e usando um chapéu de feltro do Tirol, recebia ao lado da mulher atriz, Monah Delacy, e dizia que seu aniversário é todo dia e o importante é celebrar a vida. A família reunida em casa de Christiane, um ambiente cheio de amor e hospitalidade e um almoço maravilhoso preparado pela cozinheira Ivani, com ajuda de suas irmãs, Nadir e Neci: peixe e camarão à brasileira, temperados com conversas inteligentes de gente idem, como a escritora Nélida Piñon, a cantora Simone, a mineira internacional Betty Lagardère e o advogado de Christiane (e delas todas), Roberto Halbouti

“O tempo é um amigo de todos”, ensinava a filósofa e psicóloga Viviane Mosé, em mesa com o marido cineasta, Daniel Duarte. O diretor de cinema Aloísio Abranches conversava com o filósofo Marcelo Carvalho sobre Sacra Família, cidade onde Marcelo tem um bistrô. Na hora do bolo, vivas para Geraldo Matheus e parabéns para os demais aniversariantes do mês, Liège Monteiro e Paulo Arguelles…

Muitos brindes, e eis que chega o neto querido dos Matheus, o ator Leonardo Carvalho, filho de Christiane e do diretor de TV Denis Carvalho, acompanhado da noiva paranaense, a atriz Keruse Bongiolo. E, como gran finale da tarde magnífica e amorosa, o anúncio de que Leonardo e Keruse vão se casar em breve, consolidando a tradição dos Matheus, já em sua terceira geração de atores e prestes a gerar a quarta…

Agora, curtam as fotos…

torloni1 Com quantas histórias se faz uma Canoas...

Fotos de José Ronaldo Müller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *