Celebrando um herói do Rio, nascido na Bahia, gerado por Minas, morto pelo Brasil

stuart busto

O busto de Stuart na Urca, um reconhecimento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, prefeito Eduardo Paes, e da secretaria de Conservação, secretário Belchior, na Ciclovia que leva seu nome, inaugurada também por iniciativa do então vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz

Enfim um local para a família, os amigos e os que admiram Stuart Angel lembrá-lo e colocarem coroas de flores em seu aniversário de vida (11 de Janeiro) e no de morte (15 de Maio).

Nossa mãe, a mineira Zuzu Angel, morreu na busca de seu corpo. Até hoje não nos foram entregues os seus ossos.  Stuart sem túmulo, sem mausoléu para chorá-lo.

Agora, temos este lindo busto onde prestar-lhe nossas homenagens e, também, verter nossas lágrimas.

Uma bela escultura de Edgar Duvivier, na já existente Ciclovia Stuart Edgar Angel Jones, sorrindo para o prédio da UFRJ, onde ele estudou Economia e iniciou sua militância, de costas para o Iate Club. No encontro da Av. Pasteur com Venceslau Brás.

A inauguração do busto será dia 28, sexta-feira, às 14h30m. Todos convidados.

PS: A propósito de comentários que recebo, aqui e no Facebook, gostaria de me colocar. Há os que me julgam excelente filha, excepcional irmã, agradeço os elogios. Bons irmãos e filhos somos todos nós, via de regra. Mas não me empenho pela minha mãe ou pelo meu irmão apenas pelo dever filial ou o impulso fraterno. Creio que bons exemplos devem ser mostrados e cultivados. Um país sem heróis não tem memória, nem passado, nem brio. Os corpos sacrificados dos idealistas semeiam o solo de seus países com coragem e altivez, inspirando dignidade e respeito às demais nações. Nós temos bons exemplos para apresentar às novas gerações e às próximas. É nosso dever apresentá-los.

7 ideias sobre “Celebrando um herói do Rio, nascido na Bahia, gerado por Minas, morto pelo Brasil

  1. Querida Hilde, não tive a honra de conhecê-lo fisicamente, só por leitura, em 1975 quando entrei para luta armada já sabia da queda do Jonas Stuart Angel. Um verdadeiro herói da Pátria Amada. Beijo

  2. Parabéns a família pela merecida homenagem. Que ninguém do passado, presente e futuro esqueça essa história. Eu acredito em reencontros após a morte e acho que mãe e filho se reencontraram. Parabéns. Abraço do leitor, Jamill.

  3. Stuart não é só Herói do Rio, mas Herói do Brasil, representando centenas de jovens como ele, meninos e meninas, ESTUDANTES, que foram torturados, mortos ou desapareceram nos anos mais vergonhosos e violentos deste País. Lá estarei pra prestar minha homenagem.

  4. Parabéns, merecida homenagem. O bonito de sua passagem que ele buscou um ideal pensando na coletividade. Maravilhoso…

  5. Poderia ser colocado no monumento os versos da “Ilíada” de Homero: “Não me deixe sem ser chorado,sem ser enterrado”…

  6. Todos nós nos lamentamos e de certa forma nos envergonhamos dessa história do nosso passado bem recentemente.
    Peço a Deus que isso nunca mais aconteça com ninguém.
    Peço a Deus por ele e pelos outros tantos que sofreram e morreram naquela época, e também pelas famílias, não é?
    Só lamento que há muitas pessoas ainda querendo a volta da ditadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *