Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves – O que está dando certo não pode fechar

A pedido de leitores deste blog, transcrevo aqui abaixo o apelo da amiga e escritora Angela Adnet Amaral (texto já publicado no Jornal de Copacabana) pelo não fechamento da Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves, que faz a alegria dos idosos da Zona Sul Carioca, sem recursos e sem alternativa de lazer. Com a palavra, a Angela…
Texto de Angela Adnet Amaral  
Já com mais de 10 anos de existência, a Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves, recebe a triste notícia sobre a possibilidade de fechamento de suas portas. Como alguém em sã consciência pode interromper um trabalho que vem dando certo? Que vem trazendo vida, alegria, prazer, informação àqueles que já atingiram uma fase em que tudo se torna mais difícil devido aos parcos rendimentos de uma aposentadoria, à perda de entes queridos ou ao confronto das limitações da própria idade? Depressão, isolamento, baixa auto-estima, tudo isso atinge idosos em qualquer classe social.
Desde que comecei a frequentar a Casa (e lá se vão uns cinco anos), tenho visto situações admiráveis, depoimentos comoventes. Idosos que antes se trancavam em suas casas, sem amigos, enfermos muitas vezes pela solidão, neste espaço entenderam que há sempre tempo para resgatar a felicidade e a alegria de viver, como disse a própria Dercy aos presentes à sua inauguração, ainda em Copacabana, em 19 de julho de 2004.
Disse também que, ao longo da vida, recebeu muitas homenagens, mas, sem sombra de dúvida, a que mais a marcou foi ser madrinha e ter seu nome num centro de convivência para idosos!
Disse ainda acreditar que alguns idosos erram aos se sentirem complexados e tristes com a idade. Com veemência afirmou que aos 98 anos ainda se sentia com a cabeça jovem e com grande vontade de realizar muita coisa!
Pois na “Dercy” é assim: sediada no Parque da Catacumba, num espaço aberto aos idosos, simples em suas instalações, mas rica na qualidade de trabalho dos profissionais que lá exercem suas especializações. Seus frequentadores podem vir das comunidades de Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Cabritos, Tabajaras, Cruzada São Sebastião ou de Lagoa, Ipanema, Copacabana, Jacarepaguá, Centro e até de outros municípios, como São João de Meriti, Niterói e Duque de Caxias e por aí afora.
São sempre bem-vindos e bem recebidos pelo psicólogo, pela assistente social, pelo coordenador, pela auxiliar de enfermagem, por todos os profissionais e especialistas em diversas áreas, como danças, canto, teatro, Informática, Tai Chi Chuan, ginástica etc.
A Casa ainda oferece outras atividades, como palestras, passeios, caminhadas ecológicas, piqueniques e saraus ao ar livre, e acompanhados de gostoso e saudável lanchinho!
PURA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL! E tudo grátis!
A Casa funciona de 2ª a 6ª, na Avenida Epitácio Pessoa 3.000, Lagoa, dentro do Parque Natural Municipal da Catacumba. Seu telefone é: 2535 7557.
Uma van sai diariamente, de hora em hora, da Estação Metrô Cantagalo, levando e trazendo usuários da Casa!
Leitores, vamos nos mobilizar para que o projeto não cometa a tremenda injustiça de fechar a Casa Dercy, “despejando” seus idosos. Uma proposta que vem dando certo, apesar de lidar com diversas e importante dificuldades materiais, como já presenciei.
Muitas Casas de Convivência para todos! Um NÃO veemente à possibilidade de fechamento da Casa Dercy! ” *
Angela Adnet é escritora; faz parte de um grupo de leitura dramatizada, o Leitura em Cena, que leva aos idosos em hospitais e casas acolhedoras, a literatura de forma lúdica e descontraída. Sem nada cobrar.
Meu comentário (desta Hilde):
A Casa Dercy Gonçalves existe há muitos anos, com sucesso, graças sobretudo ao poder público. Não me lembro de as pessoas se manifestarem para elogiar o que vinha e vem sendo feito. Se agora, por algum motivo que desconhecemos, ela poderá ser desativada, outro projeto deve estar sendo pensado para o local. Recomendo uma mobilização de todos para saberem quais são as novas intenções da Prefeitura para o local e uma atuação junto à secretaria do Idoso e junto à Câmara dos Vereadores no sentido de que o espaço continue a atender ao público da terceira idade.
dercy
dercy 1
dercy 2
dercy 3

16 ideias sobre “Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves – O que está dando certo não pode fechar

  1. Procure se informar na Casa Dercy, Teresinha da Dilva! Tel.:25130762.

    Quanto a mim, participar de tudo o que possa trazer felicidade a um idoso, é uma honra! Se a palavra me ajudar, certamente para ela sempre vou apelar! Obrigada pelo espaço, Hilde! A Casa de Convivência e Lazer Dercy Gonçalves é um local abençoado onde a inclusão é a proposta. Idosos fazendo novas amizades, fazendo atividades físicas, aprendendo a lidar com o computador, tem coisa melhor? Bjs

  2. Acho tudo isso lindo demais. Ñ podemos deixar um local tão abençoado ser tirado dos nossos velhinhos. Quero fazer o curso de cuidadora. O que faço?

  3. Querida Hilde!
    Que bom o espaço aberto à colocação de propostas!
    Penso que deva existir sempre reflexão e atenção às intenções.
    Para mim, o mais importante está sendo ver a terceira idade brigando por direitos,
    as famílias envolvidas, as autoridades interessadas em soluções.
    Agradeço seu apoio e compreensão, acho que posso dizer em nome de todos os usuários da Casa Dercy!
    Felicidades no seu momento aniversário! Que seu caminho esteja sempre rodeado de flores! Vc. uma delas!

  4. Frequentei a CASA DERCY orientada pela Dra. Regina Fielman, excelente psiquiatra que me atendeu quando de uma depressão. Abandonei-a quando, por um acidente grave com uma filha, a doença reincidiu e meu tempo mais ou menos livre foi reduzido.
    Testemunho que o trabalho foi EXCELENTE e só lamento que a conquista de aumento de expectativa de vida não esteja mais acompanhada por iniciativa que, nós, idosos, só podemos louvar.

  5. Hilde,
    Concordo com vc em relação ao que está sendo feito na Barra e em outros lugares para um Rio melhor. Progresso! O que me preocupa é a intenção inicial de fechamento da Casa. Inicial, repito. Pois agora há a intenção de não se tomar qualquer atitude até o final do ano. Mas e depois? Está sendo bonito ver o pessoal da terceira Idade se mobilizando, fazendo abaixo assinados, procurando os órgãos responsáveis pela política com os idosos. A Casas de Conivência fazem parte de um projeto muito especial! Tomara que tudo isso termine, que o trabalho com os idosos melhore cada dia mais. Que a Dercy não saia de onde está, que haja mais divulgação (não há!) para que mais idosos a frequentem. Que haja mais investimento no projeto, pois ainda se pode fazer! Os idosos merecem! Que os sorrisos que vi e vejo sempre que vou à Casa Dercy, não terminem! E que os momentos de estresse passados até agora se apaguem em nossas mentes! Quando fui com meu grupo de leitura dramatizada à Casa pela primeira vez, conseguimos divulgação no Jornal Posto Seis e no de Copacabana. Sem ônus! Divulgo sempre, com fotos e comentários no meu Face, tudo o que se passa na Casa, por achar o trabalho admirável. Tiro certeiro da Prefeitura. Jamais deixei de me manifestar desta forma! Um bejo para vc e uma vez mais agradeço o espaço aberto à troca de ideias! Beijos
    Angela

  6. Que triste, lamentável, não existem políticas públicas voltadas para os idosos.

    Obrigado Hildegard Angel por fazer eco para essa covardia !

  7. Hildegard, ninguém melhor do que a Sra. para conduzir todos os pedidos da Casa Dercy Gonçalves junto às instituições que a sustentem hoje. Sucesso na manutenção do Lar.

  8. TANTOS MILHÕES GASTOS NUMA COPA, NUMA OLIMPÍADA ; OBRAS INFINITAS E SE ESQUECEM DOS QUE OS PARIRAM E PRECISAM NESTA EPOCA DA VIDA MAIS ATENÇÃO E CARINHO!

    • Concordo, Stela Cristina! As possibilidades de amizade e lazer que os idosos encontram na Casa Dercy, são admiráveis!

    • Não concordo com sua comparação. Os milhões gastos nos eventos esportivos internacionais agregaram valor ao país em vários setores. Estive na Barra da Tijuca este fim de semana e constatei que um novo Rio de Janeiro está nascendo das Olimpíadas. Elas serão transformadoras para a cidade. A Casa Dercy existe há muitos anos, com sucesso, graças sobretudo ao poder público. Não me lembro de as pessoas se manifestarem para elogiar. Se agora, por algum motivo que desconhecemos, ela poderá ser desativada, algum outro projeto deve estar sendo pensado para o local.

  9. Não sou idosa ainda, mas espero um dia sentir o carinho e amor dedicado a essas casas e causas. Minha mãe Maria Fernanda é assídua frequentadora da casa desde o falecimento de meu querido pai. E nesses anos vi o quanto isso lhe fez bem. Agradeço a Angela Adnet por seu carinho e palavras.

  10. País que não respeita seus idosos nem seus ídolos, realmente é uma nação infeliz, dominada pela hipocrisia e canalhice!

  11. Querida Hilde,
    Agradeço o apoio! O projeto do Sesqv (Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida) é excelente! Na Casa Dercy os idosos reencontram a alegria muitas vezes perdida em função de dores que a vida traz. Lá, asfalto e comunidades dão-se as mão em total harmonia! Os depoimentos dos frequentadores são comoventes. Caso queira conhecer o local, eu teria enorme prazer em acompanhá-la!
    Obrigada uma vez mais! um beijo,
    Angela

  12. Obrigada por mais esta solidariedade ! Esperamos que autoridades responsáveis, tomem alguma providência para evitar esta injustiça com um projeto que está dando SUPER CERTO!!!

    • Em sua bondade você é incansável, Yone Kegler!
      Obrigada em nome dos muitos frequentadores da Casa!
      Angela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *