Berta Loran: 90 anos de uma estrela de fato e de direito

Na data de seu 90º aniversário, a atriz Berta Loran lotou o Oi Casa Grande no Leblon, com multidão de amigos e fãs para o lançamento de seu livro biográfico, “Berta Loran: 90 Anos de Humor”, autoria de João Luiz Azevedo.

BL eu e Bia Nunnes 2

João Luiz Avevedo, o autor, a atriz Bia Nunnes e Berta Loran

Nem o temporal que caía sobre a cidade diminuiu o brilho da festa em que a comediante e João Luiz, além de autor do livro, produtor do evento, receberam atores, diretores, produtores, jornalistas, familiares e fãs – todos lá. A primeira a chegar foi Fernanda Montenegro, abraçada e beijada por Berta, que, emocionada, agradeceu muuuito a presença.

Em seguida, a equipe do “Fantástico” prestou homenagem à atriz, levando Vilma Nascimento – que tempos atrás participou do programa ao lado de Berta e Elke Maravilha.

A partir daí, Berta Loran recebeu o carinho de muita gente boa. Eram Castrinho, Marina Miranda, Rogéria, Jane Di Castro, Bemvindo Sequeira, Fernando Reski, Roberto Frota, Marco Miranda, Jayme Periard, Moacyr Veiga, Iran Lima, Bia Nunnes, Terezinha Elisa, Sergio Fonta, Cida Moraes, Gina Teixeira, Leda Lucia,  Camille K,  Leiloca, a cantora Ellen de Lima, o compositor das marchinhas de carnaval João Roberto Kelly, Isabelita dos Patins, o jornalista e escritor Rodrigo Faour, o radialista Amaury Santos, o jornalista Luiz Carlos Lourenço, o cenógrafo e figurinista Colmar Diniz, os críticos teatrais Rodrigo Monteiro e Marcelo Aouila, entre muitos outros cujas carreiras se cruzam com a história artística de La Loran.

bl 77ee3cb3-9273-46ea-9d9c-cd1a5bb95d68

Fernanda Montenegro, a primeira a chegar

bl_DSC1280

A cantora Ellen de Lima

bl _DSC0930

João Roberto Kelly entrevistado

BL e Vilma Nascimento

Vilma Nascimento, amiga dos tempos do Fantástico

BL Castrinho e Claudio Randi

Castrinho, companheiro de muitos programas de humor

bl_DSC0907

João Luiz e Berta, autografando para Marina Miranda

bl_DSC0914

Com o jornalista Luis Carlos Lourenço

BL jayme periard

Jaime Periard

Tanta gente que ficaram na fila imensa do lado de fora, sem conseguir entrar, Heloisa Périssé, Liane Maya, o radialista Ricardo Campello , o jornalista Jorge Rodrigues e uma pequena multidão.

Depois de mais de duas horas autografando, Berta foi levada para a plateia do teatro onde assistiu, ao lado de José Luiz, a um vídeo a seu respeito, com depoimentos de Boni, Mauricio Sherman, Claudia Raia, Fernandona e Fernandinha, Paulo Silvino, Ari Toledo, Cininha de Paula, Bibi Ferreira, Luis Gustavo, Elke Maravilha, Ney Latorraca, Cauã Reymond, Marina Miranda, Edson Celulare, Arlete Salles, Claudia Jimenez, Débora Bloch, Jô Soares, Lucio Mauro, Marcius Melhem, Murilo Benicio, Nelson Freitas, Tereza Rachel, Tom Cavalcante e mais e mais.

A homenagem prosseguiu no palco, em show apresentado pelo entertainer Fernando Reski. Clarita Paskim, sobrinha de Berta, cantou “The Way we Were” e o clássico idiche  “A Bissele Mazl”, acompanhada do tecladista Haroldo Goldfarb. O ator-cantor Adren Alves, ao som do violonista Lucas Notaro, interpretou o clássico “Folhetim” de Chico Buarque. A performer Jane Di Castro, com o  sax de Sergio Alvarez e o violão de Lucio Mariano brilhou com “La Vie en Rose”, “Wonderful World” e “I Will Survive”. Hélcio Hime lembrou Sinatra, cantando “My Way” e “New York New York”. A elegantérrima Rogéria encerrou a sequencia musical com clássicos de Cole Porter. O publico delirou.

bl _DSC1202

Bemvindo Sequeira arrancou gargalhadas, e Berta subiu ao palco para provocar

Coube a Bemvindo Sequeira o ‘momento comédia’, arrancando muitas gargalhadas, durante quase 10 minutos de piadas e causos, aquecendo a plateia para o grand finale, em que Berta Loran declamou o poema “Ser atriz”. Aplausos apoteóticos no teatro super lotado. Esta sim foi uma festa-homenagem de 90 anos à altura de uma estrela de fato e de direito. Nesta terça, a festa se repetiu no Teatro Municipal de Niterói.

BL Jane Foto Luiz Alberto

Jane Di Castro, a performer encheu o palco com sua lourice

BL Helcio Hime Foto Luiz Alberto

Helcio Hime interpretou Sinatra

BL Adren

Adren

BL Reski foto Luiz Alberto

Fernando Reski

bll_DSC1135

BL Rogeria

Rogéria em dois tempos de sua elegância

Fotos Sanny Soares, Luiz Alberto e Daniel Marques 

 

bl capa do livro BL 90 Anos

Para quem não leu e para quem não assistiu, aqui vão alguns dos depoimentos, como aperitivo do livro e do vídeo…

“Dona de uma capacidade histriônica invejável, ela dançava, cantava e representava com um desembaraço incrível.” (ARI FONTOURA)

“Ela é uma das maiores comediantes do Brasil e foi um prazer trabalhar com ela, na “Escolinha do Professor Raimundo” e no filme que dirigi, “O Fantasma de Canterville”. (ANTONIO PEDRO)

“Berta Loran é sem dúvida uma mulher dos palcos, como se costuma dizer, nasceu pra isso!  É uma grande comediante, que canta, dança… E sozinha num palco é capaz de entreter o público, como se estivesse na sala da sua própria casa. E nós sabemos que isto não é fácil…   Brilha no cinema, na televisão, e claro nos palcos.   Aos 90 anos ela está aí brilhando, produtiva!   E como diz o nosso Miguel Falabella: “Artista não tem idade, tem encanto”. Então vamos esquecer idade porque a nossa Berta continua nos encantando.”  (ARLETE SALLES)

“Além de uma atriz em todos os sentidos, uma criatura extraordinária em simpatia e alegria!” (BARBARA HELIODORA)

“Feliz daquele que passa pela vida tendo tido no máximo um amigo. A Berta Loran é uma amiga. Sempre foi, sempre será. Eu gosto da Berta, e mais do que gostar é admirar a pessoa! Como eu admiro aquela figura no palco, na cena. É uma pessoa maravilhosa. Tem uma dicção perfeita, fala bem, anda bem, se comunica bem. É uma grande artista.” (BIBI FERREIRA)

“Berta Loran, para mim, é uma mistura de Lucille Ball com Fanny Brice, as maiores comediantes americanas” (CHARLES MOELLER)

“Berta Loran é um exemplo de talento e vitalidade para o mundo. Aos 90 anos está lúcida, trabalhando, alegre e alegrando. Vivendo e convivendo. Não pode desistir – pelo menos nos próximos 90 anos!” (CIDINHA CAMPOS)

“Ela sempre foi uma pessoa muito reservada, muito calada, muito disciplinada. A Berta nunca chegou nas gravações com o texto na mão, nem com dúvidas. Ela nunca errou um texto, uma linha, nada… Muito pelo contrário, às vezes até ajudava os outros colegas que tinham dificuldade em decorar.” (CININHA DE PAULA)

“Berta foi minha professora na vida e no palco. Amo você, minha querida!” (CLAUDIA JIMENEZ)

“Berta Loran, linda, maravilhosa, parabéns pelo seus 90 anos, que vida maravilhosa você teve. Quanto você nos presenteou com o seu talento, com seu tempo de comedia. Quando comecei no “Viva o Gordo” e você era uma das atrizes principais do programa, era uma comediante espetacular, eu achava tanta graça em você e eu grudava em você que nem sombra. Eu queria aprender com você. Onde tinha direção Berta Loran ou Berta Loran como atriz, eu ia atrás de você. O que eu sei de comedia eu aprendi com você, então eu te agradeço demais, te parabenizo nesses seus 90 anos, nessa data tão linda, tão importante para toda classe artística. Beijo te amamos, Berta!” (CLAUDIA RAIA)

“Berta faz parte de uma geração de atores para quem basta um palco e o público para que o espetáculo aconteça. Geração que dança, canta, sapateia, conta piadas e o público se esbalda. Berta é cheia de histórias, de piadas, de espetáculos. Berta é cheia de vida!” (DEBORA BLOCH)

“Berta é uma atriz completa, que transita entre a comédia e o drama com o mesmo talento. Uma profissional muito dedicada e disciplinada e uma pessoa gentil e carinhosa.” (DUCA RACHID)

“Berta Loran é um verdadeiro fenômeno na história do showbiz nacional… atravessou o seu tempo e chega aos 90 anos com alegria, disciplina e amor ao ofício.  Uma atriz múltipla, que engrandece o cenário do entretenimento no Brasil.” (EDSON CELULARI)

“Você faz parte da nossa vida, faz parte do nosso riso, faz parte da nossa profissão. É tão bonita a sua força.  Eu conheço você há muitos e você sempre foi uma mulher muito estruturada, muito elegante, muito cuidada. Vamos aplaudi-la, abraça-la e beijá-la! (FERNANDA MONTENEGRO)

“Gênia absoluta, Berta Loran!” (FERNANDA TORRES)

“Tenho o maior orgulho de ter conhecido, convivido e contracenado com a Berta Loran! Fiquei impressionada com seu tempo cômico, com a tranquilidade com que desenrola a piada, como se ela tivesse vivido aquilo.” (HELOISA PERISSE).

“Atriz extraordinária, companheira vibrante e corajosa. Insuperável em cena como presença. Parabéns, Berta. É para mim um orgulho poder chamá-la de colega”. (JÔ SOARES)

“Quem se acostumou com a imagem de Berta Loran associada ás gargalhadas e ao humor nem desconfia da guerreira que ela é. Mulher forte, criada com a força e com a fibra da sua família de imigrantes judeus. Berta é uma vencedora, que fez da luta pela sobrevivência a base da sua vida e não deixou o rancor dominar sua história. Uma história que passa pela guerra, pelo extermínio nazista, pela Praça Tiradentes, pela moradia apertada, pela falta de dinheiro mas nunca pela falta de amor. É esta grande  atriz,  comediante perfeita, que sabe nos fazer rir ,que nos encanta nos palcos e nas telas há  mais de 60 anos que eu sempre tive enorme prazer em entrevistar e ouvir suas histórias da vida e da arte. Parabéns Berta Loran! Parabéns pela sua vida e pela sua arte! Meus respeitos e minha admiração! (LEDA NAGLE)

“Berta representa a Classe A dos humoristas e serve de exemplo para os novos atores. Ela faz tudo com perfeição, não deixa faltar nada em seus personagens.  Espero que ela ainda tenha muita saúde e continue dando aula de como se faz humor no Brasil”. (LUCIO MAURO)

“Eu trabalhei com as maiores atrizes desse pais, mas me faltava uma estrela de primeira grandeza que eu amo, porque é um talento inigualável… Faltava a Berta Loran. Não falta mais!” (LUIS GUSTAVO)

“Sua inteligência, seu talento, o que ela representa na história do humor, sempre me despertou a mais profunda admiração. Berta Loran merece todos os aplausos, todas as homenagens e todo o carinho por sua linda e marcante presença no humor nacional. Te amo, Berta”. (MARCIUS MELHEM)

“Berta Loran não tem 90 anos; tem 19! Ela é exemplo para todos nós, atores. O sorriso é sempre melhor que a tristeza, e é isso que ela transmite: Alegria. Alegria de viver!” (MILTON GONÇALVES)

“As tiradas certeiras, uma visão bem humorada de encarar as questões do mundo, sempre com uma análise em cima do lance. Aprendi com ela que os humoristas têm sempre uma opinião diferenciada do mundo. E isso é fundamental”. (MURILO BENICIO)

“Com seu nome escrito em letras garrafais na história e na memória da cultura brasileira, Berta colocou seu talento à  disposição de inúmeras personagens ao longo da carreira, encantando gerações com seu humor peculiar e perspicaz”. (NELSON FREITAS)

“Eu amo você. Você é um luxo! A Berta Loran é dona de uma escola, de uma maneira de representar que só ela tem! O tempo, o timing! Ela tem uma qualidade de uma atriz que eu acho impressionante, que além do talento que é muito importante, ela é generosa!” (NEY LATORRACA)

“Berta é uma atriz excepcional, daquelas esculpidas para se tornarem divas! Trabalhar com a Berta é sempre um grande prazer, pois seu talento, seu carisma e seu humor contagiante sempre fizeram e fazem aflorar o melhor de todos que estão ao seu lado”. (RENATO ARAGÃO)

“Berta Loran foi um marco para nossa geração. Transitou nos mais variados gêneros do humor, na dramaturgia das novelas e no humor rasgado da “Escolinha…”, ela sempre me fez sorrir. Um rosto expressivo de quem não precisa fazer esforço para a comédia, talento de poucos.  Em nome de muitos brasileiros e em nome da comédia, agradeço sua entrega e seu humor preciso, em todos os personagens aos quais deu vida”. (RODRIGO SANT’ANNA)

“Ela é uma das melhores comediantes do Brasil. Além de se apresentar falando português, também canta e conta piadas em ídiche, a língua de judeus. Penso que a Rede Globo poderia aproveitá-la melhor, ela é comediante para ter um programa inteiro.  É uma pessoa que não deixa nada para amanhã. Com ela, é sempre para Hoje”. (TEREZA RACHEL)

“Sempre fui fã da atriz Berta Loran! Sempre vi Berta como uma figura exemplar. Uma atriz talentosíssima, que sabe fazer humor como ninguém, mas, acima de tudo, o que salta aos olhos de todos nós é o brilho, o vigor, a energia que ela traz consigo e que exala. Essa força é que faz a diferença para uma artista, que transforma talento em carisma”. (THELMA GUEDES)

“Berta Loran: a dama da TV e do teatro. Uma honra conhecer e desfrutar da amizade de uma das dez mais importantes profissionais da cena artística nacional. Mulher inteligente e generosa com quem convivi durante nossas atuações na “Escolinha…”. Suas interpretações impecáveis tocam a alma e nos faz acreditar que seus personagens são de verdade. Vida longa a uma trajetória de brilho e talento. Viva Berta, na sua plenitude”. (TOM CAVALCANTE)

2 ideias sobre “Berta Loran: 90 anos de uma estrela de fato e de direito

  1. Para de tentar dar uma de fina e afetar respeito a pluralidade ideológica, limando o depoimento desse que na minha opinião merece ser relegado ao mais completo e abrangente ostracismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *