BASTIDORES DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO… QUEM VAI RECEBER BISPO EM CASA

A data da Jornada Mundial da Juventude se aproximando e todos querem saber detalhes. Pois vamos a eles, meus amores…

Os cardeais que virão para a Jornada da Juventude no Rio de Janeiro ficarão hospedados no Hotel Windsor Guanabara, perto da Candelária. E os que vêm na comitiva com o Papa Francisco ocuparão os 42 quartos do Centro de Estudos no Sumaré, com as camas todas forradas por lençóis da Coteminas, doados por dona Mariza Gomes da Silva, viúva do ex-vice presidente José Alencar

E quem vai receber em suas casas os bispos que virão?

Vamos começar pela grande revelação da organização dessa Jornada: o advogado Sérgio Bermudes. Ele vai abrir seu apartamento do Edifício Zamúdio, na Avenida Ruy Barbosa, para hospedar um dos bispos visitantes.

Membro da comissão que se reúne semanalmente para organizar cada detalhe do encontro católico, Bermudes tem sido de grande eficiência. Nenhum problema é problema para ele. Resolve tudo, toma decisões, leva os assuntos adiante, em todos os setores, não apenas no jurídico, que ele entende bem. Não fosse Bermudes, a organização da JMJ não estaria se desenvolvendo tão bem e com tamanha agilidade, como tem sido até agora. É a opinião geral.

A ex-primeira dama do Rio de Janeiro, dona Zoé Chagas Freitas, também vai hospedar um bispo.

Assim como Sandra Haegler vai abrir sua casa no Jardim Pernambuco, com Alex, para receber um bispo.

Idinha Seabra Veiga deverá receber dois, em seu apartamento na Avenida Atlântica, no emblemático Edifício Golden Gate, assim como dois jovens peregrinos, pois a casa é grande.

Não é só isso. Idinha mandou fazer especialmente para o evento e doou a louça brasonada para servir as 72 pessoas nos almoços e jantares com o Papa no Sumaré.

Beth Pratini de Moraes é outra que vai abrigar bispo em casa. Tereza Arruda organiza a casa na Gávea para receber um bispo que virá para a Jornada. Aliás, todos os bispos aguardados já estão alocados. E olha que eles serão 600!

Glória Severiano Ribeiro não receberá bispos, mas, em contrapartida, será anfitriã, com Luiz, de 28 parentes, que chegarão de São Paulo para os eventos em torno do Papa.

Carlos Alberto e Beth Serpa, generosíssimos como são, vão hospedar simplesmente 200 jovens. Estão até construindo novos banheiros e novas instalações, no antigo Le Buffet, que foi adquirido pela Fundação Cesgranrio, onde pretendem abrigar os peregrinos católicos.

Além disso, os Serpa ofereceram seu fabuloso Salon D’Or, da Casa Julieta de Serpa, para nosso cardeal Dom Orani Tempesta ser anfitrião de um jantar reservado do Papa apenas com os cardeais. Mas ainda não obtiveram resposta…

papa franciscoPapa Francisco vai se hospedar no Sumaré com lençóis doados pela viúva do saudoso vice-presidente José Alencar Gomes da Silva

A presidenta Dilma é outra que gostaria de receber o Papa Francisco. Quer dar uma recepção para ele em Brasília, porém os organizadores da agenda papal ainda não conseguiram encontrar um espaço na agenda, super-fechada e apertada, para aceitar o convite honroso.

Não sei se Cristina e Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira receberão Bispos ou peregrinos na casa da Viúva Lacerda, mas caberá à Firjan, que Eduardo Eugênio preside, o grande gesto. Grande mesmo: gastar R$ 9 milhões na montagem da exposições das Obras do Vaticano no Museu de Arte Moderna, por ocasião da JMJ!

Mais do que isso, nossa Federação das Indústrias não pode fazer, nem ousa fazer, pois durante a última visita do Papa João Paulo II ela se deu mal em praticar o bem.

Vou contar: naquela ocasião,  a Firjan hospedou mais de duas mil pessoas em vários Sesis e Senais e foi multada pelo TCU, respondendo a vários processos, sob o argumento de que não poderia hospedar os peregrinos católicos, pois isso não estava no foco da indústria. Dá pra acreditar? Pois acreditem, meus amores, é a mais pura verdade!!!

7 ideias sobre “BASTIDORES DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO… QUEM VAI RECEBER BISPO EM CASA

      • Rosa, não entendi essa sua afirmação, pois foi justamente o pai do cristianismo quem afirmou que somos todos Irmãos. E se ser católico não é ser cristão estamos entrando num terreno divisionista e segregador muito perigoso, justamente oposto ao pregado por Jesus Cristo. É o mesmo que acreditar que o católico apenas reza, não ora. Ou seja: é deixar-se contaminar por um monte de bobagens marqueteiras impostas por seitas e seus pregadores, por interesses muito mais de conteúdo mercadológico do que de religiosidade. Eu me recuso, Perdão.
        Ou será que a palavra Perdão também já não pode mais ser usada por nós, os católicos?

  1. Hilde,
    Por que os Serpa não realizam um banquete para os Jovens Peregrinos, em torno de Sua Santidade, num local tipo uma área do Aterro do Flamengo, Quinta da Boa Vista ou Fundação Leão XIII? Ou num espaço do Banco da Providência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *