Arnaldo Danemberg, Comendador do Bom Gosto, será celebrado dia 10 no Casa Cor

No dia 10, o Casa Cor vai ter dono: Arnaldo Danemberg. Na quinta-feira 10, além de o antiquário ser homenageado no almoço de Marina Linhares, na Casa dos Cocares, na Villa Aymoré, ele será celebrado no coquetel do arquiteto Raphael Costa Barros, que se inspirou em Arnaldo em seu Estúdio do Restaurador / AD. O próprio Danemberg caprichou, cedendo suas peças, para que o espaço ficasse a beleza que está.

Raphael Costa Barros é da novíssima geração carioca de arquitetos. Enquanto Marina Linhares é da nova safra paulistana. Ambos nomes que despontam e acontecem em grande estilo. Todas as gerações se encantam com a categoria das antiguidades de Danemberg e a seriedade de seu trabalho.

Os ventos sopram favoráveis para Danemberg, que, mês passado, recebeu em Brasília, por indicação do Itamaraty, a Ordem de Rio Branco no grau Comendador.

Danemberg vem realizando, nos últimos anos, um trabalho de recuperação do mobiliário histórico dos palácios de Brasília, peças referenciais do design brasileiro, que estavam abandonadas e esquecidas em repartições ou almoxarifados.

Graças à ação diligente da equipe orientada pelo Ministério das Relações Exteriores, com a colaboração de Danemberg, este acervo foi recuperado, restaurado e retornou aos prédios, onde desde sempre deveriam estar, leiam-se os palácios da Alvorada e do Planalto (principalmente) e também do Itamaraty.

Tais prédios tiveram suas decorações originais descaracterizadas, passando por sucessivas modificações, submetidas a variados estilos e caprichos e, pela primeira vez, ganharam minuciosa recuperação de suas características originais e de seu acervo histórico.

Desde a retirada de carpetes, revelando pisos de madeiras nobres, ao restauro de móveis assinados pelos maiores designers brasileiros, localizados em estado de grande precariedade. Foi praticamente um trabalho de “arqueologia”.

Mérito silencioso, não valeu alardes nem reportagens, mas mereceu a honrosa Ordem do Rio Branco, entregue ao agora comendador Danemberg pelo embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães, na presença da Presidente da República e do Ministro das Relações Exteriores.

katia, arnaldo e palomaKatia, Paloma e o agora comendador Arnaldo Danemberg – Valeu!

Foto Paulo Jabur

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *