ANGELA COSTA: É COM MULHERES DESSA QUALIDADE QUE SE CONSTROI UM PAÍS

Lemos neste fim de semana sobre A Dama das Américas, encontrada no Peru pelos arqueólogos,  revelando uma civilização pré-inca, de mais de dois mil anos, comandada por mulheres. Eram os Moche.

Essas mulheres lideravam às vezes por gerações, avó, mãe e filha, transmitindo seu poder à prole. As múmias são encontradas cobertas de ouro e preciosidades, até com vestido, cercadas, em seu entorno, de múmias de vassalos, que supostamente a serviriam na nova vida.

A Dama de Cao é uma dessas mulheres poderosas perdidas no tempo, cuja tumba, de 1,5 mil anos foi reencontrada há poucos anos.

Mulheres com poder sempre causam espécie, intrigam. Tenham elas dois mil anos de História ou sejam do tempo presente, do agora. Pois ainda hoje as contamos nos dedos. São exceções. Fogem à regra.

Quando acontece de haver mulher vitoriosa nos negócios, correm lendas e suposições. “É fortuna herdada da família”, especulam alguns. “Sucedeu ao marido no empreendimento”, afirmam outros.

Difícil é assimilar como natural, e como primeira versão, a possibilidade de uma frágil criatura feminina ter fundado, há 33 anos, num dia 7 de agosto, a hoje maior empresa de embalagens de papelão do Estado do Rio de Janeiro, com uma produção de 800 a mil toneladas de caixas por mês, mantendo 150 funcionários, em plena fase de expansão, projetando um crescimento que vai aumentar a produção em cinco vezes e a abertura de mais uma fábrica, em Saquarema, além da que tem em Benfica.

Esta mulher é a empresária Angela Costa, presidente da Papillon Embalagens, fundada por ela um ano após se separar, há 34 anos, do marido, sozinha, juntando suas economias a empréstimo bancário, filhos pequenos para criar.

Corajosa e determinada, capaz, Angela Costa seguiu firme na direção de seus objetivos, envolvendo os filhos nesse projeto familiar, logo que as idades permitiram.

Começaram como estagiários, trabalhando na produção, a partir dos 17 anos. Vinicius, o diretor industrial, está com 34, e, com 35, a diretora financeira Michele, formada em engenharia de produção e metalúrgica, com mestrado em engenharia de embalagem.

Angela não passou a presidência aos filhos, permanece nela, faz a parte institucional, dá a meta e cobra resultados. Os três atuam na parte comercial. No momento, empenham-se num processo de verticalização da empresa e, ano que vem, passam também a produzir o papelão das embalagens da indústria, que é bastante automatizada. Na nova fábrica, vão diversificar três vezes mais do que na atual, onde a produção está até sufocada, tamanho o crescimento.

Quando Angela começou, ela tinha como grande objetivo sua fábrica ter um diferencial. “O Brasil ainda não tinha muito essa consciência”, ela me diz. Foi essa qualidade diferenciada que a fez ganhar mercado e credibilidade, que hoje considera seu maior patrimônio, com clientes de 30 anos. “E, quando a gente consegue um cliente, dificilmente nós o perdemos”, orgulha-se.

Tanto é que, na Firjan, ela preside o Conselho de Gestão Estratégica de Qualidade e Competitividade, assim como é vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Com tantos méritos e tamanhas realizações, ninguém como ela para ter o direito de festejar em grande estilo seu aniversário, junto com o da filha, Michele, no apartamento bonito de Ipanema.

Muito já se falou sobre a festa – que durou até 7 da manhã – no Facebook. Mas o muito foi pouco. Porque mais importante do que falar que o bufê do Demar estava irrepreensível, que o champagne era ótimo, que os 400 convidados foram embalados ao som do grupo The Six e com direito a show de Tiago Abravanel, é dizer que esta nossa Dama da América, Angela Costa, é um exemplo para todas nós, outras damas.

Exemplo de coragem, de luta, de fibra, de força de trabalho, de confiança no país, de liderança, de multiplicação de empregos. Exemplo de mulher que desfruta e usufrui de tudo que merece. Por conta de seu próprio e grande esforço. De muito suor do rosto. É desta Dama da América que estou falando. São Damas da América como Angela que constroem o Brasil, merecem e devem ser postas em relevo!

angela 1 Fotos de Sebastião Marinho

7 ideias sobre “ANGELA COSTA: É COM MULHERES DESSA QUALIDADE QUE SE CONSTROI UM PAÍS

  1. Tenho grande orgulho em testemunhar que fui colaboradora na empresa da Dra. Angela Costa, realmente uma mulher de fibra, competente e justa não só como empresária mas como mãe. Uma das minhas grandes referências de mulher é sem dúvida a Dra. Angela Costa.

  2. Querida Hilde,obrigada pela materia sobre minha mae ! Somos privilegiadas de termos nascido de maes tao batalhadoras, vitoriosas,fortes e ao mesmo tempo doces e tao amaveis. Um exemplo a ser seguido ! Fiquei muito emocionada com a materia. Muito obrigada pelo carinho beijos Michelle

  3. Hilde, tenho o maior orgulho de ser amiga da Angela. A sua brilhante matéria retrata muito bem o caráter e a competência da Angela Costa. Para citar nosso poeta: “se todos fossem iguais a você, que maravilha viver”. Parabéns Angela pelas conquistas e Hilde pela excelente matéria. Bjs

  4. Não estou conseguindo publicar, vem mensagem que eu ja escrevi algo parecido???
    Querida Hilde, parabéns pela linda e verdadeira matéria sobre nossa amiga, guerreira e vitoriosa Angela Costa. Adorei e me emocionei. Bjs Angela Fonti

  5. Querida Hilde, parabéns pela linda e verdadeira matéria sobre nossa amiga, guerreira e vitoriosa Angela Costa. Adorei e me emocionei. Bjs Angela Fonti

  6. Hilde,
    parabéns pela impecável matéria! Angela, parabéns pela admirável trajetória!
    Hilde e Angela, duas damas imbatíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *