ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, 70 ANOS DE REPRESENTATIVIDADE NA CULTURA BRASILEIRA

Com sede no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Arte reúne, atualmente, em suas 40 cadeiras, 39 acadêmicos titulares. Um recorde de ocupação, nos seus 70 anos de história!

Eles são… Nas Artes Visuais, Anna Bella Geiger, Evandro Carneiro, Israel Pedrosa, Luiz Áquila, Mario Mendonça, Sansão Pereira, Sergio Telles e Ziraldo Alves Pinto. Na Música, Maria Helena de Andrade,  Marlos Nobre, Ricardo Tacuchian e Vasco Mariz. Na Arquitetura / Patrimônio,  Ângelo Oswaldo, Dora Alcântara, Luiz Paulo Conde e Maria Beltrão.

Nas Letras, Afonso Arinos, Antonio Fantinato, Jarbas Passarinho e Marcos de Azambuja. No Teatro/ Cinema/ Ballet, Dalal Achcar, Sabato Magaldi, Sergio Fonta. Em História e Crítica de Arte, Angela Ancora da Luz, Carlos Soulié do Amaral, Haroldo Costa, Heloisa Aleixo Lustosa, Ricardo Cravo Albin, Sylvio Lago.

No item Colecionadores e Empreendedores Culturais são membros Harilda Larragoiti, João Candido Portinari, João Maurício Pinho, Sergio Fadel, Patrick Meyer, Paulo Roberto Barragat, Victorino Chermont de Miranda. Design Sérgio Rodrigues e, não faz muito, foi também contemplada a vertente Moda, através da inclusão de meu nome nesta seleção de tal forma exemplar.

Ainda em estado de estupor, diante da honraria recebida, não consegui marcar a solenidade de minha posse, porém não falto aos congraçamentos da ABA.

Como o elegante jantar oferecido pela presidente, Heloísa Aleixo Lustosa, na bela casa da Gávea de sua filha, Eliane Lustosa, esta também uma colecionadora de arte digna do galardão acadêmico.

Falamos todos de arte, naturalmente. O maestro Marlos Nobre chegava de Houston, Texas, onde  regeu a orquestra sinfônica da Texan Christian University, interpretando sua obra, Kabbalah.

Academia-IMG_9486 ANNA BELLA GEIGER

Anna Bella Geiger (foto) também tinha um feito internacional no repertório. Nada menos do que a capa do Paris Match inteira, reproduzindo obra dela, por ocasião da abertura em Paris de evento sobre a arte na América Latina! Que artista brasileiro já alcançou tal glória?

Academia-IMG_9457 SORAIA CALLS E EVANDRO CARNEIRO

Evandro Carneiro chegou com a mulher, Soraia Cals (foto), e comentava o sucesso que foi o leilão de Bethy Lagardère, com todas as peças vendidas, e muito bem. Só ficaram os sapatos. Mesmo assim porque estavam, no catálogo, com a medida europeia, 41. Quando as mulheres foram buscar as compras e encontraram os sapatos lindos, descobriram que na medida brasileira eles eram tamanho 39 e compraram todos!

Academia-IMG_9380 ELZA LAGO E ELIANA LUSTOSA

O jantar foi servido com elegância no buffet da sala de jantar, pois tudo em casa da morena Eliane Lustosa (na foto acima com Elza Lago) é refinado e faz bem aos olhos e a todos os sentidos, inclusive ao paladar. Nós nos sentamos no terraço, com vista para o jardim e a casa de bonecas daquelas de filme de crianças inglesas, e eu tive o privilégio de jantar ao lado de Mary Marinho e Haroldo Costa, quando falamos de uma amiga comum, não mais entre nós, Eleanor Lambert.

Academia-IMG_9520 ZIRALDO E HELOISA LUSTOSA

Heloísa Lustosa, nossa presidente, discursou à sobremesa e resumiu os objetivos alcançados de 2013, visando identidade, representatividade e visibilidade para a Academia. Assim, vem sido levantado o Quadro Acadêmico desde a fundação, recuperados discursos de saudação e posse, fotografias de solenidades, matérias publicadas na imprensa.  Mais do isto: foram preparadas as biografias dos 40 patronos e dos 144 ocupantes das cadeiras para oportuna inserção no site.

Ziraldo, com ela na foto, pediu a palavra e propôs que fossem em comissão ao prefeito pedir um daqueles casarões abandonados da Lapa para sede da ABA, pois a representatividade cultural dos membros da instituição justifica a cessão do imóvel.

Academia-IMG_9461 MARIA BELTRÃO E O MAESTRO MARLUS NOBRE

Maria Beltrão e Marlos Nobre, entre os acadêmicos presentes. Os 75 anos de Marlos Nobre, cujas comemorações no Brasil e no exterior já começaram, vão ser celebrados pela Academia.

E todos se entristeceram quando Heloísa lembrou-se, em sua fala, das perdas recentes sofridas pela Academia Brasileira de Arte: Gustavo Afonso Capanema, Alceo Bocchino e Luiz Paulo Horta.

Academia-IMG_9388 SERGIO FONTA  E SERGIO TELES

O recém empossado membro Sérgio Fonta e seu xará, Sérgio Telles, que será uma das três solenidades das posses da ABA, já programadas, além de Maria Helena Andrade e Angelo Oswaldo.

Academia-IMG_9458 ELSA LAGO  MARIA HELENA DE ANDRADE E FLAVIO ANDRADEElza Lago, a pianista Maria Helena de Andrade e Flavio Andrade

Academia-IMG_9443 CARLOS SULIÉ MARIO MENDONÇA VITORINO CHERMONT E RICARDO CRAVO ALVIMCarlos Soulié Franco do Amaral, Mario Mendonça, Victorino Chermont e Ricardo Cravo Albin

Academia-IMG_9436 ELIANA LUSTOSA HILDE E HELOISA LUSTOSAEliane Lustosa, Hilde e Heloisa Lustosa

Academia-IMG_9402 HAROLDO COSTA  HELOISA LUSTOSA  MERY COSTA E RICARDO CRAVO ALVIMHaroldo Costa, Heloisa Lustosa, Mary Marinho e Ricardo Cravo Albin , um dos entusiastas das atividades programadas para este 2014, entre elas as comemorações do bicentenário do Aleijadinho, do centenário do romancista Geraldo França de Lima, antigo ocupante da cadeira 30, do cinquentenário de morte de Cecília Meirelles. no fim do ano.

Academia-IMG_9387 PATRICK E LUCIA MEYERPatrick e Lucia Meyer

Academia-IMG_9377 DORA ALCANTARA  ISRAEL PEDROSA E SYLVIO LAGODora Alcântara, Israel Pedrosa e Sylvio Lago

Academia-IMG_9375 OLIVIA CHERMONTSERGIO TELES E VITORINO CHERMONT DE BRITOOlívia Chermont, Sérgio Telles e Victorino Chermont

Academia-IMG_9396 MARIA BELTRÃO E PAULO BARRAGATMaria Beltrão e Paulo Barragat

ACADEMICASAs acadêmicas Anna Bella, Hilde, Heloísa, Maria Helena, Dora e Maria Beltrão

ACADEMICOSAcadêmicos  e Acadêmicas

A criação de um prêmio a ser conferido pela Academia, a implantação de uma mala direta com galerias e centros culturais para conectar os acadêmicos com a programação cultural da cidade, e a revista Arte de Fato, do Espaço Via Alternativa, uma parceria; a organização de visitas a ateliês de artistas e exposições, o comparecimento a apresentações musicais, são muitos novos projetos que impulsionam a ABA na atual gestão Heloísa Lustosa-Victorino Chermont.

Fotos de Sebastião Marinho

3 ideias sobre “ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, 70 ANOS DE REPRESENTATIVIDADE NA CULTURA BRASILEIRA

  1. Que linda e sensível está matéria, Hidelgard. Parabéns por seu justo acolhimento a este núcleo de pessoas com o Ser que transmite alegria de viver a todos nós! Tenho uma caráter pessoal. Se puder me responder, meu e-mail é o elpidiopinheiro@gmail.com. Abraços

  2. Hilde querida,
    Essa matéria transmite muito bem e com muita sensibilidade o espirito e os propósitos da ABA, em sua essência, além da história e novos projetos da instituição.
    Você merece muito a imortalidade acadêmica, é ímpar a sua atuação na área da moda, da memória etc…
    GOSTEI MUITO !!!

  3. Amiga Hilde
    Nada mais justo a honraria que você recebeu da ABA, lendo seu artigo sobre a tentativa árdua, de conciliar moda com atitudes e produtos gentis com o meio ambiente,vi que você entende muito mais de moda do que imaginamos,lendo percebi que,ainda tenho muito a aprender.
    afetuoso abraço,Toninho Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *