A VAIA DE ONTEM EM DILMA ROUSSEFF

Eu estava lá no Maracanã quando Lula foi vaiado no estádio nos Jogos Pan-Americanos, e ficou claríssima e evidente a orquestração do prefeito Cesar Maia. E nem foi uma vaia forte. Uma vaiazinha. O que não influenciou nada nas eleições de 2010, com Lula emplacando a Dilma, que chamavam de “poste”.

Essa vaia de ontem da presidenta Dilma me pareceu mais intensa, talvez porque tenha sido em Brasília. No Rio, o pessoal é mais relax e diversificado. Porém, essa vaia e nada é a mesma coisa, em se tratando das eleições do ano que vem. Contudo, ela refletiu uma quebra no encantamento e na euforia que até há pouco tempo blindavam a presidenta de manifestações do gênero.

Significou o desmonte de uma aura de respeito que se criara ao redor dela, que, de certa forma, a desvinculava dos objetos maiores de rejeição da direita: seus companheiros que a elegeram ou ajudaram a elegê-la, Lula, Genoíno, Dirceu e demais petistas de maior expressão.

Agora, Dilma foi jogada de volta no mesmo caldeirão, num jogo político articulado pela oposição. E, quanto mais as eleições se aproximarem, maior será esse mergulho na mesma vala comum. A turma das redes sociais está se empenhando firme no sentido de antipatizá-la e desmanchar todo o encanto, enviando emails maledicentes, fazendo charges, criando filmes de animação, inventando piadas, enfim, foi dada a partida em todo o tipo de baixaria pré-eleitoral, eca!

O nível do exercício político no país, desde a campanha majoritária presidencial passada, caiu demais. A dignidade desceu a ladeira. A política brasileira se tornou um grande funk de periferia, daqueles de conteúdo bem pervertido e cabeludo.

19 ideias sobre “A VAIA DE ONTEM EM DILMA ROUSSEFF

  1. MINHA FILOSOFIA DE VIDA NÃO ME DEIXA COMPACTUAR COM TAMANHA IGNORÂNCIA, A RESPEITO DA FALTA DE COERÊNCIA PARA COM A NOSSA DIGNÍSSIMA E REPRESENTANTE DE NOSSO PAÍS A PRESIDENTA DILMA.

    RESTA-ME ENTÃO SOMENTE, (EU), COMPARTILHAR , ALGUMAS PALAVRAS:

    POIS É:

    A FALTA DE RESPEITO É TÃO GRANDE E QUANDO O MUNDO VÊ TAMANHA BARBARIDADE COMO ESSA E QUE MUITOS SE ENTUSIASMA COMPARTILHANDO TAMANHA IGNORÂNCIA, ESQUECEMOS QUE SOMOS FALHOS TAMBÉM EM NOSSAS FUNÇÕES DE TRABALHO DO DIA-A-DIA E NEM POR POR ISSO VAMOS A UM ESTÁDIO E OU A UM LUGAR PERTINHO ONDE ESTAMOS EXECUTANDO TAIS TAREFAS QUE ACHAMOS QUE ESTÁ DE BOM AGRADO,( PARA GRITARMOS AOS REPRESENTANTES DAQUELE PROJETO),( VÁ TOMAR…)…COISA ASSIM QUE NÃO AGRADA A MIM E NEM A VOCÊ COM CERTEZA!…

    (TANTAS FORMAS DE REIVINDICARMOS COM SABEDORIA, COM PALAVRAS SÁBIAS, EH!);

    MAS, AINDA CAMINHAMOS EM PASSOS LENTOS PARA ISSO E CADA DIA QUE PASSA, VEJO UMA JUVENTUDE VIVENCIANDO E CULTIVANDO ÓDIOS DE PAIS QUE SE DIZEM INSATISFEITO COM A TAL DEMOCRACIA E NOSSOS REPRESENTANTES, NO QUAL DEVERÍAMOS RESPEITÁ-LOS…

    (INSULTOS, PALAVRAS VÃS, NÃO LEVAM A NADA; SÓ ATRAEM MAIS DESGRAÇAS).

    P E N S E M N I S S O !

    Ed de Fortaleza-Ceará.

    OBS.: E por mais que seja a democracia falha, melhor ELA do que uma ditadura. Perguntem aí pertinho de vocês, ( de nós mesmos) , para quem já viveu uma ditadura e terás uma nova visão de reivindicarmos os nossos direitos, e não gritando palavras absurdas em uma emissora de TV e ou algo parecido. PENSEM NISSO COM CARINHO, OK.

    Edvalter Rodrigues Gomes.

    Edvalter Rodrigues Gomes.
    1DescurtirDescurtir · · Parar notificaçõ

  2. Gostei muitíssimo do seu comentário, como sempre, lúcido e corajoso. Sua análise é a minha análise. Por favor, não esmoreça, não se intimide com tanta incompreensão e ódio. Fica com Deus.

  3. Cara Hilde,
    Entendo perfeitamente sua ligacao tao leal e carinhosa com seu irmao e sua amada mae. No entanto, acompanho a imprensa mundial sou fluente em varias linguas e, nao ha como negar que o Lula e Dila e esta canalhada toda que esta no poder, esta levando o pais nao so a miseria moral como financeira tambem.
    Como voce se sentiria se fosse o Stuart levando balas de borracha e pepper spray entre outras barbaries – embora sabendo como seu pobre irmao sofreu – voce calaria e nao encaminharia a responsavel maior da nacao, sua indignacao? E exatamente ela, Dilma ,que participou na luta contra a ditadura, fica calada e oferece atraves de seu ministro a Forca Nacional para ajudar nos horrores de agressao aos jovens? E quanto ao leilao de Libra, PORQUE A PRESIDENTA nao faz NADA? A imprensa global INDEPENDENTE, e as nao independentes reportam exagerlos de gastos publicos e contas absurdas. De repente Dilma torna-se nao mais ateia e, veste o veu de “catolica” e, se manda para Roma para participar da primeira missa deste Papa? Pelo amor de DEUS! Os hospitais em estado de calamidade, escolas degradadas e Brasilia torrando dinheiro? Como voce tem acesso a ela, deveria sim, (e por que nao) comecar a alarma-la que ela esta caindo para o mesmo nivel dos que terrorizaram sua mae e irmao.Respeitosamente. Tatiana (desculpe meu teclado nao e em portugues.

  4. Concordo com tudo que o Cláudio escreveu! Só um exemplo: sempre soube quem era o sr. José Dirceu desde os tempos de estudante e quando ele era conhecido apenas por insuflar, discursar – na hora do paga-pra-ver ele sumia. E para vc ele é um deus, só tem elogios. Tem gente boa no PT, acredito, além dos PTralhas Lula, Dirceu, da “presidenta” (só vcs puxa-sacos usam esta grafia) e outros. Mas a vaia foi um recado de quem rala, trabalha, corre atrás e paga impostos – não de beneficiários das bolsas-embromação!

  5. Cara Hilde, bom dia. Pelo visto e lido, percebe-se a clara radicalização do processo politico. Portanto, fica difícil, escrever ou comentar qualquer coisa. Nota-se o forte preconceito contra o que de tudo foi feito nos últimos dez anos. É claro que há acertos e erros, mas muito mais acertos.

  6. Vaiaram o presidente da Fifa. Não entendi? Foi por causa do Brasil ter sido escolhido para sediar a Copa? Se foi o que estavam todos fazendo no estádio? Se o povo não queria que a Copa ocorresse no Brasil porque não saíram às ruas logo que o Brasil se candidatou? Ou logo que o Brasil foi escolhido? Por que deixaram para vaiar para o mundo inteiro ver?? Quanto as vaias à Dilma, fiquei com aquele sentimento de vergonha alheia. Se não fazemos nada diante de tantas injustiças desde Collor de Mello. Sequer lavamos a nossa roupa suja dentro da nossa cidade, tampouco em nosso estado, e muito menos dentro do pais. Os que estavam no estádio decidiram pagar um valor bastante alto de ingresso (como classe média não posso pagar), para vaiar a FIFA, vaiar a presidente. Pergunto foi para mostrarem que são politizados. Perdão, mas isso pra mim não é ser politizado. É como reclamar do preço caviar!! Reclamem, protestem, vaiem, saiam às ruas, pelos motivos certos. E principalmente NA HORA e MOMENTO certo. As vais para mim não surtiram efeito político nenhum, somente mostramos ao mundo que somos mal educados e que não sabemos protestar.

  7. É tudo täo triste quando se fala ou se passa pela Politica Brasileira, quando será que o brasileiro podera dizer que sente orgulho dela?…

  8. Boa noite, vejo uma esquerda esquizofrenica se comendo por dentro. A militarização dos grandes centros aumentando. Uma população fácil de ser manipulada, pois se identifica com o opressor.
    Hoje no maracanã dois amigos sumiram levados pela policia no meio do tumulto. Nao estavam em nenhuma delegacia…isso foi me dando calafrios. Lembrei dos congressos q participo, de qtas vezes gritei presente a cada nome q surgia… Eu sempre choro com isso. O que tem acontecido nem se compara com o q vc sente. Resolvi escrever só p dizer. To com medo. N vou sair das ruas.

  9. Hilde, você tentando expressar opinião a respeito das manifestações, vaia e os posts nas redes sociais, só deixa em evidência uma parcialidade inadequada e burra. Você se deixou envelhecer presa a um passado rude para sua família. Suas posições são antiquadas, comodistas e sem visão de amanhã. Ou seja, você envelheceu junto com seu pensamento. Isso é triste, ainda mais para alguém que luta para ser uma formadora de opinião.
    Abraço

    • Se tentar colocar em pauta, nas reclamações das ruas, a questão do petróleo que está sendo usurpado ao povo brasileiro, neste momento, debaixo de nosso nariz, e cujo fruto servirá não à minha geração, mas às próximas, é uma posição “antiquada, comodista e sem visão do amanhã”, lamento muito.

      Se procurar transmitir informações fundamentais sobre esse “assalto” que se desenrola e de novo está em vias de acontecer, agora no campo de Libra, onde um petróleo já encontrado e mesmo sem risco será leiloado, notícias que são sonegadas ao público, omitidas e até escondidas pela grande mídia, por motivos cujos interesses desconheço, é estar “presa a um passado rude para sua família”, realmente de nada mais entendo.

      Se comentar que o jogo político brasileiro na atualidade é mal educado e de baixaria (porque é, nunca dantes foi igual, e com isso todos da imprensa política concordam, não estou dizendo novidade), é ser de uma “parcialidade inadequada e burra”, então, sei lá.

      Nisso tudo você acertou quando diz que eu envelheci, pois o mesmo também lhe acontecerá, torço que sim, pois jamais torceria ao contrário, já que lhe desejo o bem e vida longa.

      Envelheço, com muito orgulho, “presa ao passado rude de minha família”, claro, pois honro a memória dos meus, naturalmente, que deram sua vida por um Brasil democrático, em que todos podem externar seu pensamento, discutir abertamente, falar, discordar, espinafrar. Em alto nível e com boa educação. como agora fazemos nós dois, sem precisar baixar o nível, como acontece nas campanhas políticas brasileiras.

      Boa noite.

  10. Sou carioca e em 2007 as vaias ao Lula foram legítimas, eu e meus amigos estávamos contra o Lula, lembro que na época o RJ era o estado onde ele tinha menor apoio.
    Hoje fui ao Maracanã e estava pronto para vaiar Eduardo Paes e Sérgio Cabral se eles aparecessem. Vi os manifestantes sentados no chão, gritando violência não, não havia sequer um manifestante exaltado ou que ameaçasse a ordem pública, ora essas eu estava lá, vi com meus olhos, meus próprios olhos, por que iria mentir?
    Para mim não importa se é PSDB, PMDB ou PT que está no poder, desde que governe bem para a população e hoje vejo que nem governo federal, estadual ou prefeitura estão governando bem.
    Essa fagulha dos 0,20 centavos foi apenas o começo, nos remeteu as coisas que vamos aguentando durante anos e nada muda.
    A geração Y que tanto era criticada por não tomar nenhuma atitude resolveu acordar e protestar.
    Dilma devia repudiar a ação agressiva da polícia, mas pelo contrário seu ministro ofereceu a força nacional.
    Várias vezes o rio de janeiro esteve em guerra de bandidos e nunca a força nacional era oferecida.
    Enfim, porque deslegitimar tanto um manifesto.
    Eu me sinto lesado pelo governo, estou de saco cheio, salário altos para eles e baixo para nós, leis importantes sendo deixadas de lado para briga entre partidos.
    Sinceramente, que se dane o PT, que se dane o PSDB, que se dane FHC, Lula e Dilma, se governarem direito vou aplaudir eles, mas se governarem mal eu vou vaiar e protestar, não devo nada a nenhum deles e tudo o que fizeram não foi mais que a obrigação diante de um salário alto que recebem.

    • Fabio, hellloooo, errou de endereço meu caro?
      Você não estará mandando seu comentário para o post e o blog errados?
      Você ao menos leu o post? Ao que parece, não leu. Ou se leu não compreendeu.
      É o que está parecendo 😉

  11. E o primeiro Artigo seu que li e senti uma mistura de nojo, decepcao, raiva, mais cedo vc escreveu lindamente, ate copiei o Artigo e compartilhei duas vezes Jovens da Rua: Quem sabe faz agora… E agora vc vem e estraga meu fim de noite, de domingo, sinto prazer em ler todos os seus artigos, esse nao senti.
    Desculpe!

  12. Hilde,não dá mais para fingir que tudo está bem- E em se tratando de baixaria em eleições ,o PT é capeão- As redes sociais refletem o pensamente de muitos. O ilusionismo implementado por Lula e seguido por Dilma já perdeu a validade. O desgoverno é visivel para os não bitolados. A incompetencia é a marca petista nessa decada perdida. Afirmar ,com faz a “presidenta” :que tudo está sob controle, seria risivel não fosse totalmente vergonhoso.

  13. Hilde, te conheço e respeito desde o documentário que fiz com seu filho João Pedro, pela PUC, alguns anos atrás, mas a vaia para a Dilma expressa, dentre outras coisas, a insatisfação com a postura da nossa Presidenta em relação não só aos motivos das manifestações que estão tomando o país, mas à postura da polícia, que oprime sob comando dos (des)governantes. Ela, quem diria, que esteve no nosso lugar algumas décadas atrás… todos sabem o quanto a sua própria família Angel sofreu. Não estamos longe disso pelo andar da carruagem.
    Só para falar em Rio de Janeiro, só para falar em hoje, a Quinta da Boa Vista fechada e atacada pela PM com famílias e manifestantes dentro? Câmeras da CET-Rio desligadas nas redondezas do Maracanã? Tiros de borracha à queima roupa? Em jornalistas??? QUE PAÍS É ESSE?? Vaiar Dilma foi pouco, tínhamos que ter fechado o estádio.

    • Você realmente acha que foi a Dilma quem deu ordem para tudo isso no Rio? Certamente não, Marcela. Menos, menos. E se você leu o meu post, não estou criticando quem vaiou a Dilma, estou comentando um fato e suas eventuais consequências ou não. Bem como estou analisando a forma atual de se fazer política, com um tom de vulgaridade totalmente desnecessário e que em nada contribui para o principal: apresentação e discussão de propostas que nos interessem, a nós, eleitores, povo, enfim.
      Virou um matar ou morrer, uma baixaria só.
      E cada vez pior.
      Se não houver um mínimo critério de respeito recíproco entre partidos e candidatos (pelo menos à Presidência da República!!!), faça-me o favor!
      Afinal, onde estamos?
      Quanto à vaia, ela é livre e deve ser exercida sempre e quando der vontade, 100% favorável.
      Mas tenho também o direito de falar sobre ela, não acha?
      Que bom ouvir notícias suas.
      Lembro-me bem do documentário da PUC
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *