A noite da moda carioca

Foram quatro anos consumidos com pesquisas, entrevistas, coleta de material, para a realização do livro História da Moda no Brasil, das influências às autorreferências . Para isso, foi montada uma equipe com cinco pesquisadores e entrevistadores, sob a coordenação do professor João Braga e direção do projeto do jornalista e editor Luiz André do Prado

Uma obra de tal porte, que se propõe a mapear a moda neste país de dimensões continentais, partindo desde a arte plumária indígena até os dias de hoje, obviamente, não é um livro para bater recordes, virar best seller e render uma montanha de dinheiro para seus autores. É um livro divisor de águas, praticamente um tratado sobre o vestuário e a moda no Brasil, um fundamental objeto de pesquisa para todos os que fazem e amam a moda e, fundamentalmente, para quem tem preocupações culturais…

Tudo isso para dizer que, graças ao incentivo da Lei Rouanet e ao patrocínio das Pernambucanas, este livro foi possível. E, aqui no Rio, o lançamento concorridíssimo de ontem de História da Moda no Brasil, na Livraria da Travessa no Shopping Leblon, foi possibilitado pelo total e desinteressado apoio do Instituto Zuzu Angel de Moda, que fez uma convocação geral dos amigos, que prontamente atenderam e estavam lá, prestigiando a noite de autógrafos…

Gente de todos os setores, da moda principalmente, amigos queridos da sociedade carioca, todos lá, adquirindo seus livros e contribuindo para a ampliação dos conhecimentos sobre a moda no Brasil, um dos setores que mais empregam no país. E o Instituto Zuzu Angel feliz, bem como esta colunista, por estarmos dando nossa contribuição e também pagando nosso “dízimo” à moda, com a fundamental colaboração do Shopping Leblon

Que noite linda para a moda carioca!…

Vocês sabem que o Rio de Janeiro, historicamente, sempre esteve à frente como um grande lançador de moda para o resto do país, pelo fato da vinda da Corte Portuguesa, em 1808, para a Cidade Maravilhosa. Nos anos dourados e depois deles, por aqui se estabeleceram e aqui se fizeram Casa Canadá, José Ronaldo, Alceu Penna, Guilherme Guimarães, Zuzu Angel, sucedidos pelo Grupo Moda Rio, que reuniu estilistas como Luiz de Freitas, Beth Brício, Teresa Gureg, Gregorio Faganello, Georges Henri, José Augusto Bicalho, Marco Rica e Sonia Mureb. Na década de 80, por questões políticas, São Paulo passou à frente do Rio na moda..

Sem bairrismos, por favor – nós amamos São Paulo! mas ontem foi a noite da moda carioca, meus queridos. Que beleza ver presente tanta gente que fez a nossa história e, claro, gente que prestigia e acompanha esta coluna, além de estudantes e apaixonados por moda, todos nossos amigos…

Confiram nos cliques de Sebastião Marinho

Lançamento História da Moda no Brasil 1 A noite da moda carioca

Lançamento História da Moda no Brasil 3 A noite da moda carioca

Lançamento História da Moda no Brasil 2 A noite da moda carioca

Lançamento História da Moda no Brasil 4 A noite da moda carioca

Aguardem mais fotos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *