A fonte da eterna juventude de Lourdes Catão

OS QUE CHEGAVAM para celebrar o aniversário do amigo Márcio Roiter, o Monsieur Art-déco, eram logo convidados a conhecer o jardim do Edifício Biarritz, paisagismo realizado pela anfitriã do jantar, Lourdes Catão, com a máscara do Deus Baco num muro de ladrilhos e uma fonte luminosa central, que irradia vibrações de beleza para todos que a contemplam… O QUE HAVERÁ naquela água da fonte do Biarritz, que a faz tão energética?… NO VIÇO DOURADO de seus 92 anos, os cabelos louros caindo como seda sobre os ombros, a luz de Lourdes Catão ofusca a dos refletores da fonte. Que mistério será esse?… DIZ A LENDA que quem bebe da Fonte da Juventude fica sempre jovem e alcança a imortalidade… NA MITOLOGIA GREGA, a fonte da juventude brota no Monte Olimpo e atravessava, como rio, a Terra. Alexandre o Grande andou procurando esse rio da juventude, depois de ter lido um conto hebraico… NA IDADE MÉDIA, o espanhol Ponce de Leon procurou, procurou, e disse que encontrou a fonte da juventude e da imortalidade lá na Flórida. Mas não deve ter bebido a água, pois morreu logo em seguida… TALVEZ POR ESSA fama o estado da Flórida seja o paraíso dos idosos americanos. Que se saiba, nenhum deles alcançou a imortalidade. Nem tenho lembrança de qualquer senhora de 92 anos da Flórida com o pique e a beleza de Lourdes Catão… MEUS AMORES, quem descobriu a fonte mágica rejuvenescedora foi Lourdes Catão, e ela jorra logo ali, na Praia do Flamengo, na joia da arquitetura Art Déco, o Edifício Biarritz!… AFINAL, ANTES de Lourdes, viveram lá Lúcia e Harry Stone, e que pique tinha aquele casal, meu deus, sempre frequentando e recebendo, recebendo e frequentando!… EU, SE fosse o condomínio, engarrafava a Água Biarritz da Eterna Juventude, e vendia a peso de ouro. Com uma foto da Lourdes no invólucro…  NO JANTAR do Roiter, o que jorrou não foi água milagrosa, foi o bom Champagne, regando o foie gras e o menu by Rose, todo preparado em casa. Quanto requinte!… NA SOBREMESA, o bolo de coco, os docinhos de aniversário feito pela nora, Salete, que vive com Lourdes… O BOLO DE aniversário trazia no topo da glace o símbolo do Instituto Art Déco, dois tucanos, no tom “verde Edifício Itaoca”, e toda a cobertura “cor de laranja Vicente do Rego Monteiro”, conforme pedidos do especialista no estilo e presidente do instituto, o aniversariante Roiter, à doceira Regina Rodrigues…

Lourdes e Marcio Roiter, enorme afinidade no gosto e até nas coincidências. A mãe de Márcio, que era artista, também se chamava Lourdes, e nasceu exatamente na mesma data de sua xará.

Mary e Charles Antell, Márcio e Verinha Bocayuva, sua best young friend

Lourdes com Salete, primeira mulher de seu filho saudoso, Antonio, que agora vive com ela no Biarritz, e lhe faz afetuosa companhia. Família, queridos.

Vera Bocayuva, Charles Antell e Mary Zaide, Jota Mape, Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional, Marcio entre Lourdes e esta colunista, atrás, Andréa Pittigliani e Isaac Berensztejn, Nubia Melhem e Francis Bogossian.

O bolo de Regina Rodrigues com a logo do Instituto Art-Déco no topo

Nubia Melhem, pesquisadora das memórias de Lourdes

Amigas

Vanity Fair style

Leia a coluna completa no JORNAL DO BRASIL m.jb.com.br

Fotos Sebastião Marinho

Uma ideia sobre “A fonte da eterna juventude de Lourdes Catão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *