A entrega do ‘Doutor Honoris Causa’ ao cônsul-geral do Canadá ou como é bom viver sem preconceito

Para quem vive na Zona Sul, o local era distante – a Avenida Paris, em Bonsucesso. O horário, complicado – seis da tarde, em pleno rush. O motivo, porém, não poderia ser mais estimulante: assistir à entrega do título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Unisuam, ao cônsul-geral do Canadá Sanjeev Chowdhury, o decano do Corpo Diplomático acreditado no Estado do Rio de Janeiro, o mais carioca dos canadenses de que se tem notícia, o mais simpático e eficiente elo que o Canadá enviou a estas praias do Rio de que se tenha lembrança.

Daí que a afluência foi total. Lá estavam os admiradores e amigos de Mr. Chowdhury, agora Doctor Chowdhury, não só os da vida diplomática, a começar pelo novo embaixador canadense, Rick Savone, além de amável, bonito, como os da vida social, o casal Cristina e Cláudio Aboim, a sempre trepidante Diana Vianna.

Os discursos foram o highlight da noite. Os de saudação ao homenageado, ditos com ênfase, descontração e, ao mesmo tempo, sincera emotividade, pela presidente do Rotary Club, Maria Teresa Cárcomo Lobo, e pelo último presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Antenor de Barros Leal. Eles nos revelaram Chowdhury em toda a sua grandeza humana, como profissional das relações internacionais, como pessoa solidária, como homem engajado com as causas importantes de seu tempo.

O reitor o saudou com a atitude solene que a ocasião pedia, porém com a postura da amizade que ambos souberam cultivar, conferindo à cerimônia o tom agradável da cordialidade. Foi um momento importante para a academia e, posso dizer, para os dois países. O Canadá, hoje, é o país amigo que mais recebe estudantes brasileiros em busca de um saber diferenciado, cursos de extensão, aprendizado de línguas estrangeiras. E recebe os nossos cidadãos com cordialidade, sem preconceito. Este é um vínculo bom, que merece e deve ser estreitado. Bem como os canadenses apreciam e distinguem o Brasil com um olhar de interesse cultural e para seus investimentos. Andar com o Canadá é andar bem acompanhado.

Por fim, o discurso do novo doutor. Um speech tão à vontade, que me reservo o direito de não repetir, já que não o anotei. Eu o escutei fascinada, encantada. E me distraí, confesso.  Sei que, ao final, houve emoção e aplausos. Foi quando Chowdhury dedicou aquele momento à pessoa mais importante de sua vida. Uma pessoa que encontrou quando servia no Vietnam: seu companheiro, Kiet To. Todos aplaudiram.

No ar, pairou felicidade.

Como é boa a vida quando não existe o preconceito.

UNISUAM - Foto 6

O mais jovem reitor do Brasil, Arapuan Medeiros da Motta Netto, reitor da Unisuam, e o cônsul-geral do Canadá, Sanjeev Chowdhury

UNISUAM - Foto 5

O agora Doutor Honoris Causa, cônsul-geral do Canadá no Brasil, Sanjeev Chowdhury, esta jornalista sua amiga, e seu companheiro, Kiet To

UNISUAM - Foto 4

O novo embaixador do Canadá no Brasil, Rick Savone; a presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro, Maria Teresa de Almeida Rosa Cárcomo Lobo; a vice-reitora acadêmica da Unisuam, professora Claudia Freitas Lopes Costa;  a chanceler da Unisuam, professora Ana Cristina Medeiros da Motta Cruz; cônsul-geral do Canadá, Sanjeev Chowdhury; o jovem reitor da Unisuam, Arapuan Medeiros da Motta Netto; vice-reitor Institucional, Pedro Paschoal Sava; vice-reitor acadêmico, professor Carlos Alberto Figueiredo da Silva, e o empresário Antenor de Barros Leal.

IMG_1218

O embaixador do Canadá, Rick Savone, e a professora Claudia Freitas Lopes Costa

IMG_1222 (1)

Cynthia Bernier, da representação canadense no Rio de Janeiro, e Alison Grant, ministra-conselheira e chefe da seção política da Embaixada do Canadá, em Brasília. Na fila de trás, as senhoras Antenor de Barros Leal e Cristina Aboim e Claudio Aboim.

IMG_1224

O professor Carlos Alberto Figueiredo da Silva e Antenor de Barros Leal, que acaba de passar o bastão da presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

IMG_1225

O embaixador Savone, a professora Ana Cláudia, a chanceler Ana Cristina da Motta Cruz, da Unisuam, e seu filho, Arapuan da Motta Neto, reitor da universidade fundada por seu avô, que hoje tem 35 mil alunos e cinco campi – um verdadeiro mundo acadêmico no Estado do Rio de Janeiro.

IMG_1223

O discurso Honoris Causa do cônsul Sanjeev

2 ideias sobre “A entrega do ‘Doutor Honoris Causa’ ao cônsul-geral do Canadá ou como é bom viver sem preconceito

  1. O texto e as fotos traduzem exatamente o que foi a cerimônia: memorável !! Concordo que os discursos foram o highlight da noite.
    Abs,
    Murilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *