DARLINGS DA COLUNISTA MOSTRAM ERUDIÇÃO SOBRE O CINEMA ITALIANO

Já que estamos numa semana ao sabor do cinema italiano, perguntamos a alguns dos darlings deste blog quais são seus filmes, diretores, atrizes e atores italianos preferidos.

A doce vida, de Fellini, e A vida é bela, de Benigni figuram no topo da lista dos Mais Citados. Marcello Mastroianni é unanimidade entre os atores. No meio feminino, Sophia Loren e Claudia Cardinale aparecem entre as favoritas. Luchino Visconti vence na categoria de melhor diretor.

E você? Me conta nos comentários do blog, qual filme italiano mais te marcou, quais são seus atores e atrizes preferidos, qual diretor você mais adora! Quero saber tudinho!

Abaixo, as respostas de alguns de nossos entrevistados, depois virão outros, aguardem,,,

Anna Silos: “Luchino Visconti é meu diretor preferido. Seu filme mais marcante, pra mim, é O leopardo, com Claudia Cardinale, porque é uma obra de época, deslumbrante, história muito bonita, vi há anos. Gosto da Anna Magnani, grande atriz. Sophia Loren também é boa, mulher marcante, que fez grandes filmes. Conheci as duas pessoalmente num evento na embaixada da Itália no Canadá. Meu ator preferido é o Marcello Mastroianni. Lembrei também de um filme deslumbrante que vi, Morte em Veneza, também do Visconti, com Silvana Mangano”.

anna silos

Miriam Gagliardi: “O filme? São tantos! Pode ser A doce vida, do Federico Fellini, com Marcello Mastroianni, porque representou, e muito bem, uma época da Itália. Meu ator italiano preferido é o Marcello Mastroianni. Teve também um filme que foi quase um clássico: Pão, amor e fantasia. Meus diretores preferidos são Federico Fellini, Pasolini e Visconti, que, além de ser um nobre italiano, tinha grande cultura. E Pasolini era um grande diretor dramático. As atrizes que prefiro são Sophia Loren e Silvana Mangano. A Silvana, pelo filme Arroz amargo. A Sophia, por todos os filmes dela. Uma atriz de que eu gosto muito também é Monica Vitti”.

miriam

Joy Garrido: “Tem um filme que eu amo, A vida é bela, do Roberto Benigni. Por causa da mensagem de vida dele, de ver o lado bom da coisa. Diretor, eu prefiro o Visconti. Atriz, Sophia Loren. Gosto da Sophia por todos os filmes com sua presença marcante, pela beleza, pela força dela. Agora, o ator Marcello Mastroianni, eu acho insuperável”.

joy garrido

Patricia Mayer: “Eu amei aquele filme que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, A vida é bela, porque mostrou uma visão positiva sobre a vida, dentro de uma situação dolorosa, horrível, que era o holocausto. O filme todo é de uma visão positiva de um pai querendo proteger seu filho…É um filme lindo, adorei! Agora, atrizes, minhas preferidas são a Claudia Cardinale, a Sophia Loren e a Monica Bellucci, todas boas atrizes. A mulher italiana é interessante como mulher. E o diretor que eu mais gosto é o Roberto Benigni. E tem todos aqueles icônicos que marcaram época e entraram em nossas vidas, como Fellini… Marcaram uma geração e entraram na história do cinema. Como ator, adoro o Marcello Mastroianni”.

patricia

Rawlson de Thuin: “Um filme de que gostei muito é A doce vida. O Marcello Mastroianni, pra mim, foi um dos maiores atores daquela geração. Atriz, Claudia Cardinale, apesar de ela não ter nascido na Itália, pra mim foi uma das mais representativas atrizes no cinema italiano. Diretor, prefiro o Visconti”.

rawlson

Fotos: reprodução

3 ideias sobre “DARLINGS DA COLUNISTA MOSTRAM ERUDIÇÃO SOBRE O CINEMA ITALIANO

  1. Como omitir Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore? Quando aos classicos, Luchino sempre.Bertolucci, Pasolini. Sofia e Claudia e Monicca Belucci. Mastroianni forever.Bjs

  2. Para mim, a maior obra de arte cinematográfica é o filme “Morte em Veneza” por sua extrema beleza. Foi a melhor transposição de um livro (Thomas Mann) para o cinema. Meu ator preferido: Marcello Mastroianni, atriz: Anna Magnani e diretor nada menos que Luchino Visconti, embora Federico Fellini também seja meu preferido, mas aí desmereço o trabalho de Vittorio de Sica. Ah, são tantos e tão bons!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *