Carmen Miranda não está em “História da Moda no Brasil”, saibam o motivo

Entre as curiosidades que envolveram o desenvolvimento do livro História da Moda no Brasil está o fato de não haver nele foto alguma de Carmen Miranda, ícone de moda brasileira no exterior…

Vocês sabem, Carmen Miranda não poderia deixar de estar neste livro, por toda a sua contribuição para a estética da moda nacional, com seus figurinos brasileiríssimos, seu jeito único e original de ser. No entanto, pasmem, a sobrinha de Carmen cobrou R$ 54 mil para que fosse publicada uma foto da tia no livro! O máximo que os autores conseguiram foi a foto de uma roupa de Carmen, do acervo do Museu Carmen Miranda, cedida pelo mesmo…

Pior: este não foi um fato isolado. Outros nomes da moda e familiares de ícones da moda não só se recusaram a ceder fotos como queriam cobrar até pelos depoimentos. Atitude rasa de quem não entendeu a importância da publicação deste registro histórico da moda brasileira e da importância de ter seu nome incluído em História da Moda no Brasil

Os autores João Braga e Luís André do Prado, no talk show que houve ontem na Travessa, chamaram a atenção para a Lei do Direito Autoral: “Ela precisa mudar. As pessoa impõem barreiras…” É possível que muitos outros livros não tenham sido concluídos no Brasil, justamente pela questão de direitos autorais…

Plataformas Carmen Miranda Carmen Miranda não está em História da Moda no Brasil, saibam o motivo

Acima, foto do par de plataformas de Carmen Miranda, exposto no último Fashion Rio. No livro História da Moda no Brasil não há uma foto de Carmen, apenas o registro de uma roupa sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *