ARTISTAS E INTELECTUAIS LATINOAMERICANOS SE MOBILIZAM POR CHÁVEZ. BRASILEIROS SÃO POUCOS.

A morte ronda a cabeceira de Hugo Chávez. Segundo se diz, ele estaria agora ligado à vida apenas por um fio. Um fio de aparelhos que artificializam a existência, até os médicos decidirem desligá-los. O povo venezuelano que elege e reelege Chávez, quantas vezes ele se candidata, reza e chora nas praças e ruas. Intelectuais e artistas de vários pontos do mundo se manifestam.

É mesmo impressionante o carisma de Chávez, que se encontra hospitalizado em Havana. Temos que refletir sobre isso.
Do Brasil, no entanto, só vi quatro nomes, no abaixo-assinado divulgado de intelectuais, que se solidarizam com ele neste momento, ou melhor, nestes seus últimos momentos. Eles são: Frei Betto, Thiago de Mello, Leonardo Boff e Marilia Guimarães.

A televisão TeleSur divulgou ainda há pouco uma nota com vários nomes de artistas e não havia qualquer brasileiro. Pelo visto, ou o pessoal da cultura no Brasil não curte Chávez ou é devagar na manifestação de seus apoios.

Artistas, jornalistas, escritores também desembarcam em Havana para marcar sua posição solidária.

A preocupação desta manifestação coletiva é evidenciar a unidade da cultura, da intelectualidade, da ciência, do pensamento, em torno do povo venezuelano e do país, para impedir qualquer tentativa de golpe da direita, neste momento de fragilidade daquela Nação.

Cliquem aqui no abaixo-assinado: Pela recuperação de Chávez

Aqui abaixo a emissão mais recente da TV rede TeleSur, diretamente de Havana:

Intelectuais e artistas apoiam Chávez em Cuba TeleSur

 

9 ideias sobre “ARTISTAS E INTELECTUAIS LATINOAMERICANOS SE MOBILIZAM POR CHÁVEZ. BRASILEIROS SÃO POUCOS.

  1. Me desculpe quem diz que as pessoas ligadas à cultura não gostam de Hugo Chávez… Não é verdade. Só porque as pessoas não falam não quer dizer que são indiferentes e que não estão preocupadas, isso não procede!!! Tenho a plena certeza do que estou dizendo…

  2. Bom dia, Hilde!

    “O povo venezuelano que elege e reelege Chávez, quantas vezes ele se candidata, reza e chora nas praças e ruas.”
    Um país em que uma pessoa pode se reeleger várias vezes, seguidas, não pode ser considerada uma democracia…

    “… para impedir qualquer tentativa de golpe da direita”
    E golpe da esquerda? Há alguns anos atrás Chaves tentou um golpe MILITAR…

    • É verdade. Tentou um golpe vergonhoso, foi rechaçado e merecidamente preso. Aprendeu a lição. Tentou as urnas, se elegeu. Fez um governo aprovado pelo povo, que o reelegeu. Tentaram um golpe contra ele, de direita, com muitas mortes de civis inocentes, porque parece que na Venezuela o golpe é prática comum. E desta vez o povo o apoiou. E assim eles vivem lá, feito cão e gato. Mas é a maior renda per capita da América Latina, a partir de Chávez, analfabetismo totalmente debelado, pobreza desceu a 8% e outros dados positivos. Se eu estiver errada, por favor, me corrija

      • Não questiono melhorias sociais ou econômicas. O que amedronta é os venezuelanos viverem sempre em situação PERIGOSA, com riscos de golpes tanto por parte da direita quanto da esquerda. A pernamência de chavistas no poder não é garantia de democracia! Difícil ser solidário numa situação dessas. No mínimo as pessoas se sentem confusas.

  3. “ou o pessoal da cultura no Brasil não curte Chávez ou é devagar na manifestação de seus apoios.”

    eu espero mesmo que é porque o pessoal não curte Chávez.

  4. É tão estranho dizerem que nós brasileiros não queremos ou não gostamos de Chavez. Isso não é verdade. 70% dos brasileiros querem a recuperação do nosso camarada Hugo Chávez. Justamente o Brasil não querer a recuperação de Cháves, isso não procede. O fato de não escrever não quer dizer que não sentimos…

  5. Eu já ia me esquecendo: sou Brasileira moro em Pelotas Rio Grande do Sul e aqui muitos muitos mesmo estamos rezando para que nosso camarada volte logo!!!
    E eu rezo todos os dias pela recuperação de Chávez.

  6. Bueno eu não sou uma artista e nem uma INTELECTUAL, sou apenas alguém em quem quer viver em um mundo melhor e sabe que se o mundo melhor tem nomes um deles é Hugo Chávez, um grande líder, um grande presidente, e a democracia da Venezuela tem que ser respeitada…
    Chávez está doente e não esta morto!!!
    Queremos que Deus proteja o nosso grande camarada Hugo Chávez. Nós, a nossa América, precisa de nosso líder. Nunca tivemos anos de crescimento sem ser explorados por gringo. Hoje somos países independente e graças às politicas de Chávez, Lula, Dilma, Cristina, Evo, Fidel Castro. Se eu esqueci alguém, me perdoem, mas a minha mente está viajando por nossa América livre de ficar de quatro para o Imperialismo Norte Americano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *