A NOITE DO PRÊMIO SÃO SEBASTIÃO DE CULTURA

Na Casa Julieta de Serpa, a noite de premiação da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O presidente da Associação, professor Carlos Alberto Serpa, recebeu para coquetel e cerimônia de entrega do Prêmio São Sebastião de Cultura a personalidades que contribuíram de forma expressiva para a cultura, respeitados os critérios da Igreja e da fé cristã.

Dom Orani Tempesta justificou gentilmente sua ausência a todos os homenageados.

Os premiados:

O primeiro troféu São Sebastião da Cultura – uma escultura de metal envernizado do artista Ziraldo – foi entregue ao Instituto Zuzu de Moda pelos seus 20 anos de atuação pioneira e entregue a esta colunista, sua presidente. Eu, naturalmente, me emocionei, como é de costume,  e chorei, como é de praxe. Falei breves palavras de agradecimento, lembrando as dificuldades que uma ação pioneira sempre enfrenta. Porém, há as alegrias da superação, como aquela que naquele momento estava vivenciando.

E lembrei de minha mãe, Zuzu, tão guerreira, ancorando-se em sua fé católica, de tal modo devotada, que jamais se esquecia das orações diárias.

E agradeci por receber o troféu das mãos de amigo especial como é Carlos Alberto Serpa, o grande mecenas do Estado do Rio de Janeiro.

Frederico Reder recebeu o Prêmio Ação Cultural por presentear a cidade com o Teatro Net Tereza Rachel, empreendimento dele. Belo presente cultural.

Monsenhor Sergio Costa Couto representou a Igreja Católica, recebendo pelo Papa Francisco o Prêmio Divulgação da Fé, concedido a ele, que será enviao ao Vaticano.

A atriz Eva Wilma, em seus 60 anos de carreira gloriosa, mereceu o prestigiado Prêmio Guilherme Arinos.

O ator Mateus Solano ganhou o Prêmio Artes Cênicas, pelo conjunto de trabalhos realizados, mas não pôde recebê-lo pessoalmente, pois está em reta final de gravações.

Coube a Carol Murta Ribeiro, a grande concertista, o Prêmio de Música, por suas apresentações no exterior em 2013, com aclamação da crítica internacional.

Gerson Camarotti, repórter da TV Globo que marcou um golaço com a entrevista do Papa Francisco durante sua visita ao Rio, levou o Prêmio Comunicação Pessoa Física.

Camarotti saiu com dois troféus: tinha em mão também o Prêmio Comunicação Pessoa Jurídica, dado ao canal Globo News. Ele representou o editor chefe Carlos Jardim

O arquiteto dos teatros, José Dias, conquistou o Prêmio Audiovisual

Prêmio Esporte para Arthur Zanetti.

Prêmio Projeto Especial para o Museu de Arte do Rio-MAR, entregue a seu diretor financeiro, Luiz Guimarães. Será este  um indício de que o MAR dá lucro?

A Homenagem Póstuma foi para o saudoso Luiz Paulo Horta, ali representado e lembrado por vários amigos presentes, inclusive Suely Vasconcellos, liderança católica da Arquidiocese do Rio de Janeiro a quem coube receber a escultura. Entre outros amigos dele na premiação, a ex-cunhada, Ignez da Costa e Silva, e vários confrades de academias, agremiações e conselhos culturais aos quais ele pertenceu e que ali estavam para lembrá-lo. Foi uma bela homenagem ao grande jornalista, homem sensível das letras, do mundo da música e da fé.

Prêmio-Carlos Serpa e Eva VilmaCarlos Alberto Serpa cuprimenta a  premiada, Eva Wilma

hilde sao sebastiao 3Eva Wilma, a grande atriz do Prêmio São Sebastião da Cultura, com a colunista fazendo sinal para a Aldinha Batista, que batia a foto

Prêmio-Eva Vilma recebe Prêmio de Nélida Piñon na categoria - Prêmio Guilherme Arinos.jpg1Eva Wilma recebe a escultura-troféu do artista Ziraldo da escritora imortal da ABL, Nélida Piñon

Prêmio-Marcio Dias e Sonia RomanoEmbaixador Marcio Dias e Sonia Romano

Prêmio-Gisela Amaral

Gisella Amaral

Prêmio-Nélida Piñon e Emílio KalilNélida Piñon e Emilio Kalil, diretor da Fundação Cidade das Artes

Prêmio-Maria José e Ronaldo Cavalheiro e José Carlos e Carol Murta Ribeiro

Maria José e Ronaldo Cavalheiro com José Carlos e Carol Murta Ribeiro

Prêmio-Maria José cavalheiro entrega Prêmio a Carol Ribeiro na categoria - Música

Maria José Cavalheiro entrega prêmio a Carol Murta Ribeiro na categoria Música

Prêmio-representando o Papa Fco  Sergio Couto recebe o prêmio de Sergio Pereira na categoria Divulgação da FéRepresentando o Papa Francisco, o padre Sergio Couto recebeu o prêmio de Sergio Pereira na categoria Divulgação da Fé

hilde sao sebast 5Com o Prêmio São Sebastião de Cultura conferido ao Instituto Zuzu Angel pelos seus 20 anos de atuação na moda brasileira (e a “fotógrafa” Aldinha Batista refletida no espelho, confiram)

Prêmio-Danielle Briggs e alda Soares

Danielle Briggs e Alda Soares

Prêmio-Leni Pinheiro recebe Prêmio de Daniel Homem De Carvalho na categoria Promoção SocialLeni Pinheiro recebe de Daniel Homem de Carvalho o prêmio na categoria Promoção Social

Prêmio-grupo1

Ruth Niskier, Lucy Barreto, Arnaldo Niskier, Nélida Piñon e o cineasta Luiz Carlos Barreto

Prêmio-Gerson Camarotti recebe Prêmio de arnaldo Niskier na categoria - Comunicação Pessoa Física

Gerson Camarotti recebe prêmio do imortal Arnaldo Niskier na categoria Comunicação Pessoa Física

Prêmio-Frederico Reder  recebe de Célia Fortes o  Prêmio Ação Cultural

Frederico Reder, diretor do Teatro Net Tereza Rachel, recebe de Célia Fortes o prêmio Ação Cultural

Prêmio-Pietro e Maria Rita Novelino

O presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novelino, e Maria Rita Novellino

Prêmio-Sueli Vasconcelos e Helio Porto CarreiroSuely Vasconcellos, do Conselho Cultural da Arquidiocese, e Helio Portocarrero

Fotos de Marcelo Borgongino e Verônica Pontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *